[QUADRINHOS] Arquipélago, de Laura Athayde (resenha)

[QUADRINHOS] Arquipélago, de Laura Athayde (resenha)

 

“Arquipélago não tem protagonista. É uma história esquisita onde o ponto de vista é passado de maneira contagiosa, personagem para personagem, sem que se faça muita ideia de para onde se está indo. Uma história de pequenas reflexões sobre o morrer e o estar vivo, onde círculos se fecham e se abrem e nenhuma lição é aprendida.”

Enquanto lia Arquipélago, lembrei do trecho de uma palestra que vi recentemente do professor e escritor Leandro Karnal, que se chama “Hamlet de Shakespeare e o mundo como um palco” (assista aqui). Há um trecho dessa palestra onde ele diz “ninguém ouve mais ninguém”, e notei que se encaixa perfeitamente na história central de Arquipélago.

Os personagens dessa história sentem-se sozinhos, perdidos dentro de seu abismo interior. Não sabem conduzir a vida; como encontrar a tão desejada “felicidade”, pois quando olham ao redor, veem um mundo caótico, cru, cercado de pobreza, violência, indiferença; onde seus sonhos não condizem com a realidade apresentada.

Primeiramente, somos apresentados a uma mulher que mora sozinha em sua residência, onde a única companhia que parece confortá-la é seu gato de estimação. Ela, cansada da sua realidade, decide mudar, afirmando que precisa pedir demissão de um trabalho que supostamente detesta. A partir desse ponto, os caminhos que ela percorre e as pessoas com quem se entrelaça vão conduzindo a história, onde notamos como um indivíduo desconhecido afeta a vida de outro, formando um conjunto de ilhas, um arquipélago do cotidiano. Somos apresentados aos diálogos existenciais de cada personagem que aparece na história, e como eles lidam com o mundo real extremamente perturbador em algumas situações.

Arquipélago desconstrói paradigmas abordando temas como a religiosidade (será que a religiosidade está estritamente ligada à bondade e empatia com o próximo?). Aborda também o fator da violência (Como o mundo capitalista atual contribui para a violência cotidiana, onde notamos em campanhas que atualmente o “ter” é mais importante que o “ser”; e como isso está ligado com o preconceito diário, com os privilégios e as oportunidades que não são iguais para todas as pessoas).

A reflexão que Arquipélago me trouxe é que, a princípio, o mundo parece ser um lugar onde a felicidade que todos almejam está cada vez mais distante, difícil de ser conquistada, devido à indiferença, à falta de empatia e aos preconceitos diários que repassamos. Laura retratada muito bem em sua história e traços como a sociedade contribui em parcelas para esse mundo caótico em que vivemos. Parece não haver solução, uma vez que falta a desconstrução diária desses fatores extremamente nocivos para a sociedade. Laura demostra em Arquipélago a importância dessa desconstrução, da compreensão e respeito com as diferenças de cada pessoa. Com um final pessimista, a história mostra que muitas vezes as pessoas sentem-se simplesmente preguiçosas para quebrar paradigmas, refletir e contribuir para uma sociedade mais igualitária.

Arquipélago é a primeira HQ de Laura Athayde publicada pela Editora Tribo, um trabalho belíssimo e reflexivo para o mundo atual. É uma artista talentosa que merece a nossa devida atenção no cenário dos quadrinhos nacionais.


 

Editora Tribo

Brochura

52 páginas

30 cm x 21 cm

Compre aqui.


Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Laura e suas influências, separei essa entrevista do canal Um Triz:

Laura Athayde é advogada por profissão e desenhista por teimosia. Após terminar a pós graduação em Direito Tributário, em 2014, passou a dedicar-se à ilustração e aos quadrinhos. Participou de diversas publicações coletivas como o Zine XXX, Zine MÊS (outubro/14), o livro “Desnamorados”, Zine Amendoim e Acerca Zine, dentre outros. Lançou também dois zines individuais, “Delirium e O Mundo é Um Jogo” e “Eu Só Tenho Mais Uma Vida”, que podem ser lidos online aqui. Atualmente, é colaboradora da revista “Capitolina”, onde seus textos e ilustrações podem ser lidos/vistos aqui. Atualmente, em parceria com a Editora Tribo, lançou a HQ Arquipélago. Laura também possui uma loja online, onde vende produtos exclusivos com ilustrações de sua autoria.

Laura atualmente criou um projeto em sua página do Facebook. No álbum “Aconteceu comigo” ela reúne uma compilação de tirinhas baseadas em histórias de mulheres reais, que passaram por discriminação – de gênero, de cor, de peso. Ela mesma pede para as mulheres contarem suas histórias, que transformará em tirinhas. Um projeto muito bacana e empoderador. Quem quiser participar, basta mandar uma mensagem para ela.

No projeto Mandíbula Quadrinhos, você encontrará mais trabalhos de Laura. Esse projeto é composto por mais seis mulheres ilustradoras/quadrinistas: Renata Rinaldi, Aline Lemos, Catharina Baltar, Momorsa, Tic Perfeito e Natália Borges, que publicam quase diariamente tirinhas, histórias curtas com ilustrações de sua autoria. Vale a pena acompanhar! Tem muito trabalho bacana.

arquipelago-laura-athayde-resenha-05.jpg

Acompanhe os trabalhos da Laura nos links abaixo:

Tumblr | Facebook | Mandíbula Quadrinhos

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :