[CINEMA] Politécnica – um relato de misoginia

[CINEMA] Politécnica – um relato de misoginia

 

Politécnica (Polytechnique) é um filme de 2009, inspirado nos testemunhos dos sobreviventes do atentado que se deu na escola Politécnica de Montreal, com direção de Denis Villeneuve.

Pra quem conhece o diretor, sabe do teor de seus filmes, e sendo sincera, esse foi o que mais me angustiou. Sendo direta, é um filme que machuca.

Um jovem de 25 anos crente que seus problemas foram encadeados por culpa das feministas, decide exterminar o máximo possível de mulheres. Deparamo-nos com um breve discurso misógino, com argumentos que com certeza vocês também já devem ter visto na internet. E isso ainda não é o pior.

Ao longo do filme, vamos aos poucos adentrando no que ocorreu no dia 06/12/1989, e vemos o assassino botando em prática todo o seu ódio pelo feminino.

Confesso que é bem difícil avaliar um filme quando ele mexe tanto com seu psicológico. Definitivamente não recomendo para quem tem estômago fraco para sangue e violência, e principalmente para misoginia.

É doloroso ver sendo mulher, sendo feminista e ainda mais uma futura engenheira. Machuca ainda mais assistir o filme e lembrar dos diversos discursos de ódio que vemos pela internet. Machismo, misoginia, racismos, lgbtfobia. É doloroso pensar que minorias ocupando seus espaços por direito seja algo tão impactante e difícil de aceitar para alguns homens.

polytechnique.gif

O que tenho a dizer sobre tudo isso é que a luta não deve parar. Atentados como esse, e como os que lemos/vemos diariamente nos noticiários só irão nos fortalecer e nos unir ainda mais. E se você se incomoda com isso, bem, só digo que vamos incomodar ainda mais!

Todos me falam sobre o quão forte eu sou. Já fui forte por tempo o bastante. Às vezes eu quero gritar no telhado sobre o quanto eu fui ferida, e não só fisicamente. Eu quero me enrolar numa bola e desaparecer. […] Todos os dias penso em todas as garotas de todas as idades que foram feridas na alma. Todos estes pensamentos pesam em mim, e eu estou cansada de carregar este peso.

Escrito por:

36 Textos

“O senhor não imagina bem que eterna variação de gênio é aquela moça. Há dias em que se levanta meiga e alegre, outros em que toda ela é irritação e melancolia.” (Ressurreição, Machado de Assis). 20 anos, estudante de Engenharia e que prefere passar o dia vendo filmes do que com a maioria das pessoas.
Veja todos os textos
Follow Me :