Henry Selick, Tim Burton e o reconhecimento artístico

Henry Selick, Tim Burton e o reconhecimento artístico

Por muito tempo você pensou que “O Estranho Mundo de Jack” e “Coraline e o Mundo Secreto” eram ambos filmes dirigidos por Tim Burton? Engano seu, pequeno gafanhoto!

Quando Tim Burton e a Disney estavam nos tempos áureos da amizade, Burton escreveu um poema e apresentou para o estúdio, que ficou bastante interessado, já que “Vincent” – um curta dirigido e roteirizado por Burton – havia tido um sucesso relativo.

the_nightmare_before_christmas-136057718-largeA Disney acabou comprando os direitos de transformar o poema em um curta ou filme. Enquanto o estúdio discutia se o projeto iria seguir em frente, e em qual formato seria feito, Rick Heinrichs e Burton criaram a arte conceitual e o storyboard, se no caso o projeto tivesse futuro. O problema apareceu quando a Disney decidiu que seria um filme, mas Burton já não podia dirigir por estar envolvido com “Batman Return”.

Henry Selick que já havia trabalhado em “James e o Pêssego Gigante”, foi um nome sugerido; era um homem que trabalhava com stop motion e já conhecia o mundo das animações muito bem. O fato de ele trabalhar com stop motion animou a Disney, que estava interessada em fazer um filme usando a técnica. Henry Selick acabou dirigindo o filme, mas nunca foi reconhecido pelo seu trabalho, porque Burton era famoso, acabava chamando mais atenção e levou seu nome no título original do filme que ficou “Tim Burton’s The Nightmare Before Christmas”.

coralineposter2“Coraline” também foi um reconhecimento “frustrado”, por sempre ficar em destaque nas chamadas para o filme com a seguinte frase: “Do mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack“, confundindo a maioria das pessoas; assim as pessoas pensavam que era Burton o diretor, sendo que “Coraline” era um filme totalmente de Selick.

Henry Selick é um grande diretor, fez dois filmes maravilhosos e merece ser reconhecido e citado quando formos falar sobre ambos os filmes. Tim Burton também, pelo menos no caso do filme do “Rei do Halloween”, já que sem ele não existiria o filme, pois foi ele que criou o poema, fez o storyboard e co-escreveu o roteiro do filme. Mas devemos lembrar que o filme, do jeito maravilhoso que conhecemos, só existe por causa de Selick. O filme é dele!

Esse post foi para falar um pouco da relação entre os dois diretores com os dois filmes, e assim esclarecer os enganos. Tanto Burton, quanto Selick são grandes diretores, que merecem devido reconhecimento por seus trabalhos.

Caso conheça um filme que sempre é associado a outro diretor, ou se quiser dar sua opinião, deixa seu comentário, vou adorar responder!

Escrito por:

11 Textos

Leitora compulsiva. Apaixonada por animações. Jane Austen e Virginia Woolf são suas escritoras favoritas. Louca por séries. E uma escritora em progresso.
Veja todos os textos
Follow Me :