[YOUTUBE] A maternidade sem caô de Hel Mother

[YOUTUBE] A maternidade sem caô de Hel Mother

“Você nunca entrou numa onda de 17 metros na Indonésia. É a mesma coisa com maternidade: você não sabe como é, o que tu ta falando?”, questiona a jornalista Helen Ramos na frente de uma parede de tijolos onde grava o seu primeiro vídeo intitulado “Stop Mother Shaming”.  

Mais conhecida como “Hel Mother” nas redes sociais, a brasiliense de 29 anos utiliza seu canal no youtube para abordar um tema pouco retratado e quase sempre romantizado pela mídia: a maternidade. Com muito humor e honestidade, Helen fala sobre os diversos problemas que as mães enfrentam, como a dificuldade de ser aceita no mercado de trabalho e o julgamento por parte de pessoas que não tem filhos.

Ela conta que a iniciativa de começar o canal veio de seus amigos que sempre se divertiam ouvindo falar sobre sua experiência materna: “mesmo sendo trágicas algumas coisas, eles riam bastante e às vezes choravam também. Dai disseram, pô, Helen vai contar isso pra outras pessoas, cara”.

Assim, com a ajuda das amigas Mariana Betoni, Mariana Lerroy e Carla Ribeiro, o canal foi lançado no dia das mães e hoje já conta com mais de 5 mil inscritos. Inspirada por canais como Jout Jout Prazer, Canal das Bee e Caroline Marian, Helen utiliza uma linguagem descontraída para desromantizar a vida das mães e acabar com mitos como “ser mãe é padecer no paraíso” e da existência da “mãe guerreira”.

O feminismo é um assunto muito presente não apenas nos temas dos vídeos, que desconstroem preconceitos machistas como o da “mãe solteira” que não pode mais sair e se divertir porque tem filhos, mas também na sua vida: “Eu ainda estou aprendendo, estudando, percebendo. Considero o feminismo uma espécia de análise lacaniana sabe? Quanto mais você se conhece mais descobre o feminismo dentro de você”, afirma. Para a jornalista, o importante é dar voz para as mães, pois foram grupos maternos que a acolheram depois que ela ficou grávida de seu filho Caetano.

E o resultado tem sido positivo: “Recebo várias mensagens, e-mails de mulheres agradecendo. Ou porque se identificaram e se sentiram acolhidas ou porque mudaram algum comportamento após assistir os vídeos”. Portanto, as expectativas para o canal são positivas, Hel Mother continuará “na área” para desconstruir o romance da maternidade vídeo após vídeo.

 

Escrito por:

25 Textos

Feminista. 20 anos. Libriana indecisa com ascendente em leão que sonha em viajar o mundo. Estudante de publicidade e propaganda, apaixonada por séries, livros, filmes e levemente viciada em ver fotos de animais fofinhos na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :