“Sons of Anarchy” e o fim das desculpas para personagens femininas mal trabalhadas

“Sons of Anarchy” e o fim das desculpas para personagens femininas mal trabalhadas

O machismo existe no nosso dia a dia e é natural que seja apresentado também em histórias de qualquer mídia. Mas a análise posterior está na diferença entre uma história que trate de um contexto machista e uma história desenvolvida de forma machista.

Existem alguns roteiros que os detalhes gritam terem sido escritos por um homem. Como exemplo podemos usar Vingadores: A Era de Ultron e o escândalo que se seguiu em função da Viúva Negra como “Mommy Widow” em um papel que apenas um homem poderia ter imaginado. E é nesses detalhes e na forma como as personagens são escritas, que Sons of Anarchy não peca.

O fato de o criador da série ser um homem pode levantar o questionamento de se o problema do machismo visto nas séries é realmente apenas porque tem poucas mulheres trabalhando na produção ou se é porque os homens envolvidos são misóginos mesmo.

Kurt Sutter, criador da série

Sons of Anarchy conta a história de um clube de motoqueiros fora da lei composto, por regra, apenas de homens. A série toda gira em torno do clube exclusivamente, então as mulheres que aparecem são familiares deles, prostitutas ou relacionadas à polícia. Vendo o contexto todo, seria fácil introduzir mulheres sem personalidades e meramente de apoio. Mas o que vemos são personagens fortes e com personalidades diversas. Além de terem tempo de câmera e arcos próprios.

A série contém muita violência e diversas personagens morrem, são perseguidas ou utilizadas como refém. O que acaba, em alguns casos, afetando também a família dos membros do clube. E mesmo tendo várias chances, a série não as coloca na posição de donzelas em perigo, porque todas se defendem e lutam por sua própria segurança da forma que podem.

[CONTÉM SPOILERS ABAIXO]

Além de falar no contexto geral, vou falar de alguns pontos da série que acredito que possam ser vistos como destaques interessantes.

gemma

[ALERTA DE GATILHO – para evitar, role até a linha horizontal]

Um dos momentos é quando o clube entra em conflito com um grupo de supremacia branca que para afetar o clube, estupram Gemma, esposa do presidente e mãe do vice-presidente. O plano era o seguinte:

  • Eles estuprariam Gemma
  • Ela voltaria correndo para o clube contar o ocorrido
  • O pessoal enlouqueceria e sairia atrás deles imediatamente
  • O grupo os esperaria com uma emboscada
  • O conflito estaria terminado

O plano deles falhou por um pequeno detalhe: Gemma não agiu como esperavam. Após o ocorrido, ela fala com sua nora, que era médica, para realizar os exames necessários. Sua nora a aconselha a ir imediatamente ao clube contar o que aconteceu. Eis que Gemma a diz que se fizer isso, eles vão sair imediatamente atrás do outro grupo, que certamente os estará esperando com uma emboscada.

No final da temporada, quando a rivalidade já foi resolvida e o grupo já foi embora da cidade, Gemma conta o que aconteceu e a reação é exatamente a que ela (e os inimigos) haviam imaginado. E assim o clube inteiro foi salvo porque Gemma não se comportou como esperavam.

As personagens femininas de Sons of Anarchy

maggie_siff_sons_of_anarchy_p_0

Além disso, é interessante notar como em um meio extremamente violento, não tentaram introduzir mulheres assustadas e dependentes que não conduziriam com a situação. Em determinado momento da série, quando Tara, esposa do vice-presidente do clube, começa a trabalhar no hospital, encontra problemas com Margaret, sua superior.

Margaret acredita que Tara não seja uma boa presença no hospital por estar envolvida com um clube fora da lei. Em função desse problema, Tara decide falar com Gemma, que lhe diz que cada pessoa vem ao mundo com uma função. A função de Tara era a de curar, e ela não deveria deixar ninguém a impedir de fazer isso. Ao que Tara resolve bater em Margaret e ameaçar repetir o feito caso não a deixasse em paz. E ainda nessa situação, mesmo uma série com um ambiente machista consegue passar no teste de Bechdel.

Além de Gemma e Tara, há duas outras personagens interessantes de serem mencionadas. Lyla e Venus. 

sons-of-anarchy-winter-ave-zoli-image-2

Lyla é uma atriz pornô que durante a série se casa com um dos membros do clube. E além de ela não ser apresentada como um estereótipo por causa de sua profissão, quando o clube entra para o mercado de filmes pornôs, ela entra como responsável da operação.

Walton-Goggins-as-Venus-Van-Dam-in-Sons-of-Anarchy-Sweet-and-Vaded-6x07-walton-goggins-38277999-1335-2000Venus é uma mulher transsexual e filha adotiva de Nero (namorado de Gemma nas últimas temporadas). Ela aparece com alguns problemas e buscando ajuda. E além de não ser tratada com preconceito, no final da série fica com um dos membros do clube (sim, daqueles bem machões) e isso também é tratado com naturalidade.

A série também apresenta diversas personagens femininas secundárias em diversas situações ou profissões, assim como bem, na vida real. A polícia tem uma parte muito importante na história e existem diversas mulheres nela em todos os níveis, tanto como policiais, xerifes, investigadoras federais, enfim.

Uma personagem feminina pode ser bem trabalhada e justamente tratada em qualquer situação, mesmo estando em minoria e mesmo sendo escrita por homens. O ambiente em que as personagens se encontram não pode ser usado como desculpa para tratá-las indevidamente.

c8f454d2b897371aa7d6504ca2f84b81
Quadro 1: “E se ela disser que não? Sua mãe pode… Você sabe, ser um pouco… Difícil.” – Quadro 2: “Você tem medo da minha mãe?” – Quadro 3: “Todos temos.

Escrito por:

25 Textos

Apaixonada por livros de capa dura, filmes com bastante drama, histórias em quadrinho, jogos de estratégia e essas coisitas mais. Sempre começa a escrever mais textos do que é capaz de terminar. Formada em desenvolvimento de sistemas, fã de Tolkien e criadora do Dragões Encaixotados.
Veja todos os textos
Follow Me :