[QUADRINHO] “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos”, de Luiza de Souza

[QUADRINHO] “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos”, de Luiza de Souza

Temos nos apaixonado demais por nossas próprias expectativas e menos pelas pessoas“. É essa ideia que guia os contos da quadrinista potiguar Luiza de Souza, mais conhecida como Ilustra, Lu. O livro de 2014 foi reimpresso esse ano pela Editora Tribo e traz 10 contos sobre o amor em suas diversas formas.

Quem conhece a arte de Luiza sabe o quanto ela usa letras de músicas para ilustrar e criar seus letterings. Em “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos”, essa influência é super presente. Não só porque um dos textos é uma composição de Natália Noronha, da banda “Plutão Já Foi Planeta”, mas também porque todos os outros textos beiram à poesia trovadora da música. E os desenhos são rabiscos quase bem acabados, mas com aquele ar de não-finalizados, pra dar forma aos corações maltrapilhos dos personagens.

Falando em maltrapilho, Luiza escreve sobre amor tátil das ruas, sem um roteiro de cinema, que diz que o amor é capaz de esperar vinte anos para acontecer, como no livro/filme “Um Dia”, e que às vezes a garota já deixou de amar o cara faz tempo. Ela procurar explorar várias formas de amor, não só no sentido de amor hétero e homossexual, mas naquele amor que pode acontecer por qualquer motivo, em qualquer lugar, que é lascivo ou tímido, que morre depois de anos ou vive por uma noite.

Destaque para o conto “O Caráter Destrutivo do Amor”, de onde peguei emprestada a citação do início do texto. Nele, Luiza põe à prova os motivos que damos para amar e como nossa expectativa com relação ao amor é muito ditada por uma fantasia fílmica que transforma tudo em beleza, quando na realidade não é bem por aí.

Eu, que tenho uma visão muito racional, prática e nada romântica do amor [SHAME!], não consegui enxergar a realidade em todos os contos, confesso. Mas poderia fazer uma lista de amigos que enxergariam perfeitamente. Então, eu realmente me identificaria muito melhor com contos-para-corações-de-pedra, já dizia minha mãe. Mas não falta o amor realista, ora pessimista, esperançoso ou banal, na visão de Luiza. E ainda tem um caça-palavras de “brinde” no livro, gente, corre!


32450-398b3eb904ee39fcc78234453eeec10a

Contos Rabiscados Para Corações Maltrapilhos

Luiza de Souza (Ilustra, Lu)

Editora Tribo

164 páginas

Onde comprar: Loja da Tribo

Escrito por:

39 Textos

Bagunceira e bagunçada, por dentro e por fora. Prefere ver séries em maratonas, menos Game of Thrones, porque detesta spoiler. Totalmente apaixonada por desenho e animação. Tem mania de citar filmes em conversas, conselhos, brigas ou onde couber uma referência. Prefere gastar dinheiro com quadrinhos do que com comida, sendo muito entusiasta do quadrinho nacional e graphic novels em geral. Formada em Jornalismo, mas queria mesmo trabalhar com roteiro e ilustração.
Veja todos os textos
Follow Me :