[CINEMA] My French Film Festival: festival traz categoria exclusiva com filmes sobre vidas de mulheres

[CINEMA] My French Film Festival: festival traz categoria exclusiva com filmes sobre vidas de mulheres

My French Film Festival é um festival de cinema francês que ocorre todo início do ano. O festival, que está em sua 7ª edição, começou dia 13 de janeiro e termina no dia 13 de fevereiro. Além do catálogo de filmes e curtas estar disponível na plataforma online gratuitamente, o diferencial é que o próprio público pode participar dando notas aos filmes para o Prêmio Popular. Para quem gosta de cinema francês é um prato cheio! Alguns títulos disponíveis no catálogo não chegam a estrear nos cinemas brasileiros, portanto é uma oportunidade imperdível para conhecer os lançamentos de filmes franceses. A 7ª edição ainda traz diversos curtas e longas dirigidos por mulheres, como “Ogros”, “Destemida”, “Bang Gang (uma história de amor moderna)”, “Of Shadows and Wings”, além de trazer uma categoria exclusiva com obras sobre as vidas de mulheres, chamado “A Woman’s Life”. 

O Festival reúne este ano o total de 29 filmes inéditos através de 6 temas diferentes. “Coming of Age” reúne filmes sobre a transição, às vezes cômica e outras dolorosa, da infância à vida adulta; “We are Family” fala sobre os laços familiares; “Love and Friendship” traz filmes sobre a amizade e amor; “Psycho” reúne histórias com personagens perturbadores; “A Woman’s Life” traz filmes sobre as vidas de mulheres; e por último, uma seleção extravagante e inesperada em “Midnight Screenings”.

Confira algumas das obras do tema “A Woman’s Life” que estão disponíveis no catálogo:

A carne e os vulcões (curta-metragem em competição)

Sinopse: Laura vive sozinha com seu pai em um pequeno vilarejo em Auvergne. Aos catorze anos de idade, a jovem adolescente lida com constrangimentos cotidianos e faz seu caminho pela vida encontrando refúgio em seu próprio mundo privado.

Disponível aqui.

4XD – Françoise Dorléac (curta-metragem fora de competição)

Sinopse: Em 1964, a pedido da UniFrance, o escritor e diretor Philippe Labro filmou quatro jovens atrizes – Mireille Darc, Marie Dubois, Catherine Deneuve e Françoise Dorléac – para promover esses jovens talentos em todo o mundo. Ele adotou uma abordagem livre do projeto, tentando capturar a personalidade de cada uma, além de prover uma visão de Paris como cenário por excelência do cinema francês. Para homenagear Françoise Dorléac, para quem 2017 marca o 50º aniversário de sua morte, MyFrenchFilmFestival apresenta hoje um fragmento inédito de “4xd” dedicado a ela.

Disponível aqui.

Um grande silêncio (curta-metragem em competição)

Sinopse: É 1968 e Marianne tem dezenove anos. Ela foi enviada a uma casa para garotas jovens, longe de sua família e amigos. Nesta casa ela conhece outras garotas cujos segredos mudaram radicalmente suas vidas.

Disponível aqui.

Mãe(s) (curta-metragem em competição)

 

Sinopse: Aida, de oito anos, mora com sua família em um apartamento nos arredores de Paris. Quando seu pai volta de uma viagem ao Senegal, a terra natal da família, a vida muda radicalmente para Aida e para o resto da família. Seu pai não voltou sozinho, mas acompanhado de uma jovem senegalesa, Rama, que ele apresenta como sua segunda esposa. Aida, sensível ao sofrimento de sua mãe, decide então se livrar da recém-chegada.

Disponível aqui.

Cléo de 5 à 7 (longa-metragem fora de competição)

Sinopse: Enquanto aguarda o resultado de uma biópsia, a cantora francesa Cléo, também conhecida como Florence, visita uma cartomante, bebe café e compra um novo chapéu com sua empregada, é visitada por seu amante e seus compositores, visita seu amigo modelo e conhece e tem uma breve relação com um militar. Finalmente, ela encontra o seu médico que lhe dá o seu diagnóstico.

Disponível aqui.

À sua completa disposição (longa-metragem em competição)

 

Sinopse: Hanna, 30 anos, é muito charmosa e não sabe como dizer “não”. Ela sofre da neurose da bondade. Esta estranha síndrome afeta outros membros da sua família: seu pai, Omar, é um “assistente social de supermercado” e sua mãe, Simone, é uma “psiquiatra que atende em domicílio”. Hakim, seu irmão, não compartilha sua neurose, focado como está em suas raízes argelinas e sua religião. Na verdade, ele não se relaciona com Hannah. Mas um acontecimento inesperado obrigará Hanna e Hakim a se conectarem novo.

Disponível aqui.

Você pode acessar o catálogo completo do My French Film Festival aqui.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :