[CINEMA] Lion: O resgate da própria história

[CINEMA] Lion: O resgate da própria história

Lion conta a história de Saroo, um indiano que se perdeu de sua família quando tinha apenas 5 anos de idade e foi adotado por um casal de australianos. Aos 25 anos ele volta a ter contato com a cultura indiana por causa de uma amiga da faculdade e isso acaba se tornando um gatilho para ele se lembrar de tudo o que passou com a sua família e de sua jornada até ir morar com seus pais adotivos.

Lion é uma adaptação do livro A Long Way Home de Saroo Brierley, onde ele conta toda sua história. A adaptação para roteiro é de Luke Davies, que está concorrendo ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e a direção é de Garth Davis. Estrelado por Sunny Pawar, que interpreta Saroo quando criança, e por Dev Patel quando adulto, o elenco também conta com Priyanka Bose como Kamla (a mãe biológica de Saroo), Abhishek Bharate como Guddu (irmão de Saroo), David Wenham como John Brierley (pai de Saroo), Nicole Kidman como Sue Brierley (mãe adotiva de Saroo), Rooney Mara como Lucy (namorada de Saroo) e grande elenco.

LionLion

Boa parte do filme mostra toda a história da trajetória de Saroo, que tinha apenas 5 anos quando ficou preso em um trem, após seu irmão deixá-lo na estação pedindo que o esperasse ali. Saroo só conseguiu sair do trem na cidade de Calcutá, uma das maiores cidades do estado de Bengala Ocidental, muito distante de onde o menino vivia com sua família, a cidade de Khandwa, no estado de Madhya Pradesh.

Quando chega em Calcutá, Saroo tem que lidar com mais um obstáculo: a língua. Saroo fala hindi; em Bengala Ocidental eles falam Bengali. Após passar por alguns apuros e muito tempo na rua, ele recebe ajuda e vai para uma espécie de abrigo de menores. Lá uma família se interessa por ele, que começa a ser preparado para poder viver com sua nova família, um casal de australianos que moram em Hobart, na Tasmânia.

Sue e John Brierley recebem Saroo com todo amor. Um tempo depois eles adotam outro garoto, chamado Mantosh (Divian Ladwa), mas ele tem um tipo de transtorno psicológico e isso tem um grande impacto no emocional da mãe, Sue. Saroo não tinha nenhum contato com a cultura indiana até conhecer amigos na faculdade que são da Índia, nem sequer se enxergava como indiano, já que se desconectou totalmente com a cultura e com sua história, e é através deles que é acionado o primeiro gatilho, que o faz pensar em sua história com a sua família e de quando se perdeu deles.

Um desejo de reencontrá-los toma conta Saroo; de saber como estão e de mostrar que está vivo e bem, já que sua família nunca soube o que de fato aconteceu com ele. Com a ajuda dos amigos, namorada, da pouca memória dos fatos e do Google Earth ele vai em busca de sua própria história. O elenco do filme é formidável, mas é preciso destacar a qualidade e o talento do elenco indiano. O jovem Sunny Pawar, que faz Saroo ainda criança, é fantástico, entrega uma grande atuação e Abhishek Bharate, que faz Guddu, também. A dupla tem muita química em cena, há uma troca incrível entre eles, algo muito bonito de se ver.

 

Nicole Kidman e sua belíssima atuação conquistaram uma indicação ao Oscar para Melhor Atriz Coadjuvante. Dev Patel também recebeu indicação ao Oscar para Melhor Ator Coadjuvante – pode causar estranheza o “coadjuvante”, mas isso se deve porque o protagonista mesmo é Sunny Pawar, já que o filme conta a história de como e porque Saroo chegou até a sua família adotiva.

É uma história real, com um final feliz para Saroo, mas que não deixa de alertar o quanto é comum o desaparecimento de crianças na Índia e que nem todas elas conseguem ter um desfecho feliz. Vale a pena ir ao cinema assistir!

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :