[LIVROS] Obras escritas por mulheres: Veja Livros e HQs que vão se tornar filmes e séries!

[LIVROS] Obras escritas por mulheres: Veja Livros e HQs que vão se tornar filmes e séries!

Nós sabemos que os livros são uma fonte inesgotável de inspiração para o cinema e a TV, então aqui vai uma lista de 15 projetos baseados em obras escritas por mulheres que estão sendo cotadas, ou já estão em fase de pré-produção, para ter suas histórias recriadas em formato audiovisual.


MaddAddam, de Margaret Atwood

obras escritas por mulheres

Livro Publicado em 2003 pela Doubleday/Bloomsbury

Formato: TV (Canal ainda não definido)

Sobre o que é: A trilogia pós-apocalíptica escrita pela canadense Margaret Atwood (O conto da Aia, que já ganhou adaptação para a TV) acompanha a história dos sobreviventes de uma praga criada artificialmente que quase varreu a raça humana do planeta no Século 21 antes e depois de um evento chamado Waterless Flood (enchente sem água, em tradução livre) e acompanhamos seus esforços para reconstruir a sociedade.

Status: Apesar da HBO ter anunciado o cancelamento do projeto no final do ano pasado, o diretor Darren Aronofsky ainda está tentando fazer com que a adaptação saia do papel. Talvez a repercussão positiva da adaptação de “O conto da Aia”(leia nossa opinião sobre a série aqui) venha a ajudar MaddAddam a acontecer.

Lumberjanes, de Shannon Watters (roteiro), Grace Ellis (roteiro), Brooke A. Allen (arte) e Noelle Stevenson (roteiro)

obras escritas por mulheres

HQ publicada em 2014, pelo Boom! Studios

Formato: Filme ( 20th Century Fox)

Sobre o que é: De acordo com a editora Boom! Studios, Lumberjanes é um encontro entre Buffy, a Caça Vampiros e Gravity Falls. Muito aclamada pelo público e pela crítica, a HQ conta a história de 5 jovens garotas que se conhecem em um acampamento de verão e se unem para solucionar mistérios que podem definir o destino do planeta.

Status: Emily Carmichael (Powerhouse) foi escalada para dirigir a adaptação.

Alias Grace, de Margaret Atwood

obras escritas por mulheres

Livro Publicado em 1996, pela McClelland & Stewart

Formato: Televisão (Netflix/CBC)

Sobre o que é: Outro romance de Atwood, dessa vez a história é baseada em um crime real do século XIX, que condenou a empregada doméstica, Grace Marks, pelo duplo assassinato de seu patrão e da governanta da casa onde trabalhava. No romance, o Dr. Simon Jordan, especialista no então recente campo de estudo das doenças mentais, tenta entender como uma jovem de aparência inocente pode ser condenada por um crime tão hediondo.

Status: A princípio o livro seria adaptado em um único filme, mas os planos mudaram e uma série de 6 episódios será escrita e produzida por Sarah Polley (Mr. Nobody). Com Mary Harron (Psicopata Americano) na direção. Sarah Gadon fará o papel de Grace Marks e Anna Paquin vai interpretar a vítima Nancy Montgomery.

Crônicas de Dragonlance: Dragões do crepúsculo do outono, de Margaret Weis e Tracy Hickman

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 1984 pela Random House e pela Editora Devir no Brasil

Formato: Filme para TV (Sem canal definido)

Sobre o que é: Nessa série baseada em um cenário para o RPG Dungeons&Dragons, amigos de longa data que seguiram caminhos diferentes são reunidos por uma misteriosa mulher com a missão de se tornarem heróis. “Dragões do crepúsculo do outono” é o título do primeiro livro da série Dragonlance.

Status: Joe Manganiello (Magic Mike) é fã de D&D e quer muito que esse projeto aconteça. O roteiro foi desenvolvido por John Cassel e conversas com a Wizard of the Coast já aconteceram, mas por enquanto essa adaptação para a TV é apenas um rumor. Só nos resta torcer.

Justiça Ancilar, de Ann Leckie

obras escritas por mulheres

Livro Publicado em 2014, pela Orbit Books e previsto pela Aleph no Brasil desde 2016.

Formato: Filme (Fox)

Sobre o que é: Uma Space Opera que acompanha Breq, uma inteligência artificial que era conhecida como a Justiça de Toren e controlava inúmeros soldados antes de ser acidentalmente fragmentada. Agora possuindo formas humanas, ela retorna ao Radch Imperial para confrontar seu governante, Anaander Mianaai. Ancillary Justice foi o primeiro livro de Ann Leckie e ganhou muitas críticas positivas, principalmente pelo modo em que a autora trabalhou a questão de gênero em seu universo fictício e foi comparado com A mão esquerda da Escuridão, de Ursula Le Guin.

Status: Os direitos de Justiça Ancilar foram comprados pela produtora Fabrik e pelos estúdios de TV da Fox em 2014, mas nenhuma outra novidade foi lançada desde então.

The Darkest Minds,de Alexandra Bracken

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 2012, pela Disney Hyperion

Formato: Filme (20th Century Fox)

Sobre o que é: Após uma pandemia matar a maioria das crianças e adolescentes americanos, aqueles que sobreviveram acabaram desenvolvendo super poderes e são alocados em campos de concentração. Após escapar de um desses campos, a jovem telecinética, Ruby Dee, acompanhada de um grupo de adolescentes, precisa fugir do governo.

Status: Jennifer Yuh Nelson (Kung Fu Panda 3) foi escalada para dirigir a adaptação e Levy (Uma noite no Museu) assina a produção. Amandla Stenberg, a Rue de Jogos Vorazes, vai interpretar a jovem Ruby Dee e Mandy Moore também está no elenco.

Dragonriders of Pern, de Anne McCaffrey

obras escritas por mulheres

Livro Publicado em 1968 pela Ballantine Books

Formato: Filme (Warner Bros.)

Sobre o que é: O primeiro livro da longa série (22 volumes), Dragonflight, nos traz a órfã Lessa, escondendo seu sangue nobre como uma serva após o assassinato de sua família. Mas ao passo em que seus poderes telepáticos ganham força, um cavaleiro de dragão acaba reconhecendo seu potencial para se tornar uma poderosa Weyrwoman, a líder de um grupo de dragões.

Status: A última notícia a respeito dessa adaptação saiu em 2014, quando o estúdio escolheu Sarah Cornwell como roteirista do projeto.

A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 1959, pela editora Viking

Formato: Televisão (Amblin TV) e Netflix

Sobre o que é: A história de suspense de Shirley Jackson conta a história do investigador paranormal John Montague e três convidados que exploram uma casa supostamente mal assombrada.

Status: Em Abril de 2017 foi anunciado que a temporada de 10 episódios foi encomendada pela Netflix. Ainda sem título, a série vai ser uma releitura moderna da história do livro.

 

Hello, Moto, de Nnedi Okorafor

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 2011 pela Tor

Formato: Filme pela produtora nigeriana Fiery Film

Sobre o que é: Ganhadora do prêmio Hugo, a autora nigeriana/americana Nnedi Okorafor é um dos nomes mais proeminentes da ficção científica da atualidade e sempre traz em suas histórias uma grande carga de realismo mágico misturado com Ficção Científica e agora vai ganhar uma adaptação de uma de suas obras para filme. Em Hello, Moto, a cientista e bruxa Rain acredita que sua nova invenção vai ajudar o mundo a combater a corrupção, mas, ao contrário do que ela esperava, seu sonho é usado justamente para o benefício de corruptos quando as amigas de Rain utilizam o invento para atingir seus próprios objetivos.

Status: O estúdio Fiery Film, empresa Nigeriana pertencente a uma produtora de conteúdos para TV/Cinema comprou os direitos da adaptação no começo de 2017.

Illuminae, de Amie Kaufman e Jay Kristoff

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 2015 pela Knopf

Formato: Filme (Warner Bros. e Plan B Entertainment)

Sobre o que é: A história do livro é contada através de uma série de cartas, mensagens de chat e dossiês entre uma hacker adolescente e seu ex namorado que precisam superar os problemas do término da relação enquanto desvendam uma conspiração interestelar que envolve duas megacorporações e uma praga que força a humanidade a evacuar o planeta.

Status: A adaptação foi anunciada em 2015, com Brad Pitt na produção, junto com Dede Gardner e Jeremy Kleiner, que também produziram “Doze anos de Escravidão” e “Guerra Mundial Z” ao lado do ator.

>> Confira: Lançamentos e Ofertas de Livros com Descontos imperdíveis!

Lilith’s Brood, de Octavia E. Butler

obras escritas por mulheres

Livro Publicado em 1987 pela Grand Central Publishing

Formato: Televisão (Bainframe)

Sobre o que é: Lilith’s Brood é uma trilogia, também conhecida como Xenogenesis, composta pelos títulos Dawn, Adulthood Rites e Imago. Uma raça de alienígenas chamada Oankali salva o que sobrou da humanidade da extinção e dão aos sobreviventes duas escolhas: misturar as duas raças, ou morrer como os últimos humanos. Alguns humanos concordam em se reproduzir e desenvolver com os alienígenas, mas outros se revoltam com o surgimento dessa nova raça híbrida. Lembrando que Octavia Butler é um dos principais nomes da Ficção Científica, pioneira no gênero, recebeu o prêmio Genius da sociedade McArthur e foi incluída, postumamente, no Science Fiction Hall of Fame.

Status: Allen Bain da Bainframe adquiriu os direitos do primeiro livro (Dawn) em 2015 e contou ao io9 algumas de suas ideias para a adaptação e como quer se manter fiel à visão de Butler. Na entrevista ele falou dos conceitos visuais para as naves orgânicas dos Oakali, assim como sobre os temas controversos do livro, como a poligamia. O projeto ainda não tem um distribuidor definido.

Rainha das sombras, de Sarah J. Maas

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 2012, pela Bloomsbury e no Brasil pela Editora Record.

Formato: Televisão (Hulu)

Sobre o que é: Em uma terra sem magia, a assassina Celaena Sardothien precisa enfrentar 23 desafios para ganhar sua liberdade e se tornar a campeã do rei.

Status: Kira Snyder (The 100, The Handmaid’s Tale) vai escrever o roteiro do piloto e a direção fica por conta de Anna Foerster (Outlander)

A Saga dos Corvos, de Maggie Stiefvater

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 2012 pela Scholastic e no Brasil pela Verus

Formato: Televisão (Universal Channel)

Sobre o que é: Quatro garotos de uma privilegiada escola particular e a filha de uma médium se unem para desvendar o mistério do Rei Adormecido, um ser oriundo da mitologia celta que estaria adormecido em algum lugar da Virginia. Durante as investigações eles acabam descobrindo muito mais sobre o poder da magia e sobre si mesmos.

Status: Em Abril de 2017 foi anunciado que Catherine Hardwicke (Crepúsculo) vai dirigir o piloto.

The Shining Girls, de Lauren Beukes

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 2013 pela Mulholland Books

Formato: Filme (MRC)

Sobre o que é: O serial Killer Harper Curtis descobre um meio de viajar no tempo para caçar as Shinning Girls, garotas cujas auras brilhantes geram nele uma grande atração. A única sobrevivente de seus ataques, Kirby Mizrachi, cresce e se torna sua principal inimiga

Status: Anteriormente haviam considerado a possibilidade de transformar The Shining Girls em uma série, mas agora vai ser um filme. Morten Tyldum (Passageiros e O jogo da Imitação) está sendo cotado para dirigir a adaptação que vai ser produzida por Leonardo Di Caprio e Jennifer Davison. Danny Boyle tinha sido contratado para escrever o roteiro, mas acabou deixando o projeto. É provável que a própria Beukes, que também adaptou outra obra sua, Zoo City, também venha a escrever o roteiro desse projeto.

Uprooted, de Naomi Novik

obras escritas por mulheres

Livro Publicado em 2015, Del Rey

Formato: Filme (Warner Bros)

Sobre o que é: Ganhador do prêmio Nebula de 2016 e indicado ao Hugo no mesmo ano, Uprooted conta a história da jovem Agnieszka, que é entregue a um temível bruxo que a cada 10 anos leva uma das garotas de sua vila em troca de manter os perigos afastados. Conforme o tempo passa, a jovem começa a entender o porquê de ter sido a escolhida da vez e o seu papel na luta contra uma força opressora.

Status: Naomi Novik e Ellen DeGeneres estão trabalhando na adaptação do livro.

BÔNUS

Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice

obras escritas por mulheres
Livro Publicado em 1976 pela Knopf e no Brasil pela Rocco

Formato: Filme (Universal Pictures)

Sobre o que é: Louis de Pointe du Lac conta a longa história de sua vida como vampiro para um repórter.

Status: Por muito tempo os rumores eram de que a nova adaptação da obra de Anne Rice seria uma mistura das tramas de O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados (que merecia muito um outro filme), mas foi confirmado em 2016 que o projeto se tratava mesmo de um remake de Entrevista com o Vampiro. Jared Leto está sendo cotado para o papel de Lestat, mas nada foi confirmado.

Escrito por:

46 Textos

Formada em Comunicação Social, mãe de um rebelde de cabelos cor de fogo e cinco gatos. Apaixonou-se por arte sequencial ainda na infância quando colocou as mãos em uma revista do Batman nos anos 90. Gosta de filmes, mas prefere os seriados. Caso encontrasse uma máquina do tempo, voltaria ao passado e ganharia a vida escrevendo histórias de terror para revistas Pulp. Holden Caulfield é o melhor dos seus amigos imaginários.
Veja todos os textos
Follow Me :