[LITERATURA] 8 livros escritos por mulheres para ler no mês de outubro!

[LITERATURA] 8 livros escritos por mulheres para ler no mês de outubro!

Começaremos neste mês de outubro uma lista mensal com dicas de livros escritos por mulheres para ler ao longo do mês. Nossas indicações serão livros que já resenhamos ou mencionamos aqui no site ou em nossas redes sociais, e também os últimos lançamentos que nos chamaram a atenção, dos mais variados estilos literários, com intuito de promover a diversidade na literatura, apresentando autoras importantes que todos e todas vocês deveriam conhecer.  

Confira abaixo a lista de livros escritos por mulheres para ler em outubro:

Kindred, de Octavia Butler

livros escritos por mulheres

Sinopse: Kindred é o relato em primeira pessoa de uma jovem escritora afro-americana, Dana, que se encontra transportada entre uma casa na Califórnia, em 1976, até uma plantação na pré-guerra civil, em Maryland. Lá, ela conhece seus antepassados: um dono de escravos branco, destruído e autodestrutivo e uma mulher negra que ele forçou a escravidão e ao concubinato.

À medida que a sua permanência no passado se prolonga, Dana fica intimamente enredada com a comunidade de plantação, fazendo grandes compromissos para sobreviver à escravidão e garantir a sua existência em seu próprio tempo. Kindred examina a dinâmica e os dilemas da escravidão, bem como o seu legado na atual sociedade americana.

Através dos dois casais inter-raciais que formam o núcleo emocional da história, o livro chama atenção principalmente ao explorar a interseção de questões de poder, gênero e raça, além de especular sobre as perspectivas de igualitarismo futuro. Butler classifica o livro como “uma espécie de fantasia sombria” (em tradução livre).

Compre aqui: Capa comum e Capa dura

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers

livros escritos por mulheres

Sinopse: Em A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, a autora Becky Chambers optou por contar a história de gente como a gente — ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. 

A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.

Compre aqui!

Todos os Pássaros no Céu, de Charlie Jane Anders

livros escritos por mulheres

Sinopse: Em Todos os Pássaros no Céu, desde pequenos, Patrícia e Laurence tinham formas diferentes – e às vezes opostas – de enxergar o mundo. Patrícia podia falar com animais e se transformar em pássaros. Laurence construía supercomputadores e máquinas do tempo de dois segundos. Enquanto tentavam sobreviver ao pesadelo interminável da escola, seu isolamento se transformou em uma amizade cautelosa. Até que circunstâncias misteriosas os separam para sempre. Ou assim eles pensavam.

Dez anos depois, ambos se reencontram em São Francisco. O mundo está prestes a implodir. Patrícia é formada em uma secreta escola de magia, e Laurence é um cientista tentando salvar a humanidade. A medida que os dois se reconectam, se veem levados a lados opostos em uma guerra entre ciência e magia. E o destino do mundo depende dos dois. Provavelmente.

Todos os Pássaros no Céu venceu nesse ano os prêmios Locus Award e Nebula Award, além de ter sido considerado pela Time Magazine com um dos 5 melhores livros do ano. 

Compre aqui!

Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici

livros escritos por mulheres

Sinopse: “A perspectiva que interessa a Federici, e que é contada em 418 páginas repletas de referências e análises aprofundadas e dialogadas com outras obras e autores, é a história de como a construção da figura da bruxa está intimamente ligada à história da origem do capitalismo, cujo objetivo era transformar os corpos femininos, por meio de um processo de aterrorização, em máquinas de produzir crianças, os futuros trabalhadores responsáveis por manter a nova ordem econômica em funcionamento.” Leia mais sobre o livro aqui!

Compre aqui!

Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf

livros escritos por mulheres

Sinopse: Obra mais famosa d autora inglesa Virginia Woolf, Mrs. Dalloway narra um único dia da vida da famosa protagonista Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite.

Mrs. Dalloway é pioneiro na exploração do inconsciente humano por meio do fluxo de consciência, e se consagrou tanto pelo experimentalismo linguístico quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do período entre guerras. Misto de romance psicológico com ensaio filosófico, este livro resiste a classificações simplistas e inaugura um gênero por si só. Precursor de algumas das maiores obras literárias do século XX, este romance é uma leitura incontornável que todo mundo deve fazer ao menos uma vez na vida.

Compre aqui!

Leia também:
[LIVROS] A Casa Redonda: A violência sexual contra a mulher indígena (Resenha)
[LIVRO] A Vida dos Elfos: Uma alta fantasia que lembra o universo onírico da Ghibli
[LIVROS] Literatura Lésbica: 10 livros sobre lésbicas para conhecer

As Coisas que Perdemos no Fogo, de Mariana Enriquez

livros escritos por mulheres

Sinopse: Macabro, perturbador e emocionante, As coisas que perdemos no fogo reúne contos que usam o medo e o terror para explorar várias dimensões da vida contemporânea. Em um primeiro olhar, as doze narrativas do livro parecem surreais. No entanto, depois de poucas frases, elas se mostram estranhamente familiares: é o cotidiano transformado em pesadelo.

Personagens e lugares aparentemente comuns ocultam um universo insólito: um menino assassino, uma garota que arranca as unhas e os cílios na sala de aula, adolescentes que fazem pactos sombrios, amigos que parecem destinados à morte, mulheres que ateiam fogo em si mesmas como forma de protesto, casas abandonadas, magia negra, mitos e superstições.

Compre aqui!

Os Homens Explicam Tudo Para Mim, de Rebecca Solnit

livros escritos por mulheres

Sinopse: Em seu ensaio icônico “Os Homens Explicam Tudo para Mim”, Rebecca Solnit foca seu olhar inquisitivo no tema dos direitos da mulher começando por nos contar um episódio cômico: um homem passou uma festa inteira falando de um livro que “ela deveria ler”, sem lhe dar chance de dizer que, na verdade, ela era a autora.

A partir dessa situação, Rebecca vai debater o termo mansplaining, o fenômeno machista de homens assumirem que, independente do assunto, eles possuem mais conhecimento sobre o tema do que as mulheres, insistindo na explicação, quando muitas vezes a mulher tem mais domínio do que o próprio homem.

Por meio dos seus melhores textos feministas, ensaios irônicos, indignados, poéticos e irrequietos, as diferentes manifestações de violência contra a mulher, que vão desde silenciamento à agressão física, violência e morte. 

Compre aqui!

Vulgo Grace, de Margaret Atwood  

livros escritos por mulheres

Sinopse: Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX. Com uma narrativa repleta de sutilezas que revelam um pouco da personalidade e do passado da personagem, estimulando o(a) leitor(a) a formar sua própria opinião sobre ela, Atwood guarda as respostas definitivas para o fim. Afinal, o que teria levado Grace Marks a cometer o crime? Ou será que ela estaria sendo vitima de uma injustiça?

Compre aqui!

Assim como outro grande sucesso de Atwood, o livro “O Conto de Aia“, que foi adaptado em formato de seriado e disponibilizado pelo streaming Hulu, ganhando o prêmio mais importante do Emmy desse ano, como o de Melhor Série de Drama; Vulgo Grace também ganhou uma adaptação, que podemos conferir na Netflix a partir do dia 03 de novembro.

Veja abaixo o trailer de Vulgo Grace:

https://www.facebook.com/netflixbrasil/videos/1604998346223619/?hc_ref=ARScqd1WN41AaTBxEpurb0rsnoSqrWDk0a9rJMqjzUA5uAlILiTIdLK281giuhOXNhw

Tem mais dicas? Escreve pra gente nos comentários! 🙂

Leia também:
[LIVROS] Apenas Uma Garota: A importância de narrativas diferentes na literatura
[LIVRO] Teoria King Kong: Virginie Despentes e as mulheres que não querem agradar ninguém 
[LIVROS] 50 Livros sobre Mulheres para pensar sobre Feminismo e Questões de Gênero na Literatura

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :