[QUADRINHOS] A Vida Secreta de Londres: O lado obscuro da velha cidade cinzenta (Resenha)

[QUADRINHOS] A Vida Secreta de Londres: O lado obscuro da velha cidade cinzenta (Resenha)

A Vida Secreta de Londres se apresenta como “um guia das entranhas de Londres em forma de textos e quadrinhos de alguns dos mais importantes autores britânicos da atualidade.” A antologia mescla, a cada capítulo, um texto e um quadrinho. São sempre histórias curtas e os quadrinhos são todos em preto e branco.

Entre os nomes mais conhecidos, temos Neil Gaiman, Alan Moore e Dave Mackean. Das mais de 20 histórias, apenas 2 são feitas por mulheres. Carol Swain ilustra e escreve Come Down Town, sobre uma pessoa misteriosa que em pintado livros e paredes de preto. Stella Duffy e Melinda Gebbie (conhecida por ilustrar Lost Girls) criam uma história sombria e brutal chamada Saco de Surpresas e Yana Stajno, que escreveu o texto de Exibicionismo no Parque,  onde uma garota imigrante é abordada por um exibicionista sexual e reage de uma forma um tanto… inesperada.

Todos os textos e histórias são um tanto quanto sombrios. Cada obra se situa em uma determinada parte da cidade – e foi uma sacada incrível inserir fotos desses locais antes das histórias, para que possamos ter uma ideia, uma noção da ambientação escolhida.

Aqui, um quase-spoiler: os tentáculos presentes na capa da obra remetem imediatamente à criaturas do universo de HP Lovecraft, no entanto, isto é algo da edição brasileira, já que não há nada que remotamente se assemelhe ao universo lovecraftiano na antologia.

O prefácio de Rogério de Campos, criador da Editora Veneta, é tão rico e necessário para contextualizar o livro que acaba se tornando parte indissociável e um dos melhores textos da antologia. É neste prefácio que somos apresentadas ao conceito de psicogeografia, assim como à Teoria da Deriva, de Guy Debord.

O texto abarca ainda o riquíssimo cenário contracultural europeu do começo do século. A psicogeografia pode ser entendida como o estudo dos efeitos do ambiente urbano no estado psíquico e emocional das pessoas. E a teoria da deriva, a grosso modo, parte do pressuposto de que uma pessoa deve se lançar à deriva na cidade, ou seja, seguir por uma rota não determinada, sem rumo, deixando o próprio meio urbanos levá-la, ao acaso*.

Leia Também:
[QUADRINHOS] O 2º volume de Promethea já está disponível para pré-venda!
[QUADRINHOS] Nemo lançará edição especial de 20 anos de Ghost World
[QUADRINHOS] Persépolis: Graphic novel iraniana revela mulheres resistentes ao fundamentalismo islâmico

Como as histórias são bem curtas, não estragaremos o prazer da leitura com spoilers. Mas adiantamos: nas páginas você encontrará morte, vielas escuras, prostitutas, estações de metrô, bêbados, museus, bares, arranha-céus, ruas e pontes. Em A Vida Secreta de Londres, as pessoas e a cidade são uma só coisa, um organismo simbiótico e que guarda diferentes características a cada bairro, a cada local, a cada rua e detalhe do urbanismo.

Para quem leu Do Inferno, Alan Moore oferece uma história que se liga à obra. Dave Mackean une sua arte única ao hermetismo linguístico de Iain Sinclair e Neil Gaiman nos brinda com um texto incrível que fala sobre a passagem do tempo em uma determinada área, chamada Centre Point.

A Vida Secreta de Londres com certeza vai agradar muito a quem curte quadrinhos, a quem gosta de histórias curtas e, principalmente, a admiradores de Londres. Vale explicar que todas as histórias foram escritas e desenhadas por pessoas que têm uma íntima e longeva ligação com a cidade inglesa, portanto, pessoas que conhecem como poucos sobre o que escrevem e ilustram – pessoas que conhece A Vida Secreta de Londres.

* para saber mais: AQUI.

A Vida Secreta de Londres

Editora Veneta

176 páginas

Essa HQ foi cedida pela editora para resenha

Compre aqui!

Comprando através do link acima, você ajuda a manter o Delirium Nerd no ar, com os gastos da manutenção do site e futuras melhorias no conteúdo, além de ganhar nossa eterna gratidão por apreciar e apoiar o nosso trabalho!  

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :