[MANGÁ] Yakusoku no Neverland: Crianças lutando pela sobrevivência

[MANGÁ] Yakusoku no Neverland: Crianças lutando pela sobrevivência

Nessa ultima década a Shonen Jump tem visto seus carros chefes acabarem. Bleach, Toriko e Naruto. Quem tem algum conhecimento mínimo do mercado dos mangás no Japão sabe que que no final dos anos 90 a Sueisha passou um apuro com o fim de filões como Dragon Ball e Yu Yu Hakusho – e por sorte Naruto e One Piece vieram salvar a pele. Porém a revista que tanto lançou shonens de sucesso (e de vários e vários sutis e também escancarados machismos) vem buscando se diferenciar. Podemos ver que em Boku no Hero Academia, mesmo caindo em clichês e situações de diminuição feminina, as garotas conseguem ter bem mais brilho que em outras obras e até desenvolvimentos. E nas páginas da Jump também surge Yakusoku no Neverland (Promised Neverland), um mangá com foco em estratégia, sobrevivência, questionamentos e uma protagonista que foge do padrão Jump de enfeite e delicadeza.

Meu mundo colorido cinza

Yakusoku no Neverland
O trio protagonista, Emma, Norman e Ray

A história gira em torno das crianças órfãs de Grace Fields. Dentro desse orfanato elas vivem uma vida feliz, esperando pela chance de poderem ser adotadas e saírem dali, pois nenhuma conheceu o mundo exterior. A gerente é Isabella, conhecida pelas crianças como “Mama”. E como tantas vezes, chega o dia de mais uma criança partir, Connie. É quando dois do trio principal, Emma, uma garota cheia de energia e cabelos curtinhos e Norman, um gentil e quieto garoto, vê que Connie esqueceu seu coelhinho de pelúcia predileto e vão levar para ela, quebrando as regras de nunca sair.

Yakusoku no Neverland
“Mama” Isabella

Porém o que eles descobrem os deixam chocados: Connie está morta, e eles não estão num orfanato, mas sim numa fazenda de carne humana para demônios. A partir daí, junto de Ray, um garoto misterioso da mesma idade deles, iniciam uma batalha psicológica pela sobrevivência, para fugirem do mundo dominado por demônios onde a sua primeira inimiga é a adorada “Mama”, que os criou e está aliada aos demônios.

Yakusoku no Neverland
A terrível descoberta da realidade

Fora do comum

Yakusoku no Neverland

Yakusoku foge do padrão dos mangás jump, com foco em battle shonen ou thrillers focados na inteligência masculina ou comédias pastelões. A começar por Emma, a principal protagonista. Mesmo com 12 anos, ela ainda tem a aparência e atitudes de criança, e mesmo sendo super dotada, em momento algum é sexualizada.

LEIA TAMBÉM:
[ANIME] Tsurezure Children: Sobre as lutas do primeiro amor
[ANIME] The Tatami Galaxy: A loucura de uma segunda chance
[ANIME] The Tatami Galaxy: A loucura de uma segunda chance

Ela também não é frágil, sendo a mais ativa fisicamente e a que motiva os demais a buscarem a liberdade, não querendo deixar ninguém para trás. E mesmo Norman e Ray sendo igualmente super dotados, eles não ofuscam Emma; seus protagonismos são bem divididos.

Yakusoku no Neverland
Irmã Krone chegando a Grace Field

Nem mesmo Isabella, a “mama”, e Krone, a “irmã”, duas mulheres adultas, são sexualizadas. Nem mesmo na única cena de parcial nudez de Krone onde ela mostra um dos segredos daquele mundo. Outro ponto curioso e raramente visto é a diversidade étnica: temos caucasianos, asiáticos, negros e árabes. As crianças são das mais diversas etnias, mesmo sendo criadas juntas como irmãs, e não se diferenciam por isso. Elas são iguais e unidas.

Yakusoku no Neverland
Fazenda automática de humanos

O mangá traz uma questão interessante sobre consumo de carne. Muitos leitores que não são vegetarianos ou veganos se questionaram profundamente ao ler, afinal, ali nós humanos somos criados em fazendas para sermos alimento, não diferente do que nós fazemos com vacas, aves e suínos.

A arte é um show à parte, principalmente as artes de capas de capítulo coloridas, que dão ar de mistério e sonhos que casam muito bem com a ambientação que o roteiro nos traz. Sem dúvidas é um mangá que deve ser lido e muito pedido para ser trazido ao Brasil (recentemente foi lançado nos EUA pela Viz)!

É possível adquirir o volume 1 (em inglês) na Amazon. O volume 2 está disponível para pré-venda, com lançamento previsto para 2018.

Ou você pode acompanhar a leitura online pela Union Mangás.

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :