[GAMES] BGS 2017: Games brasileiros são destaques na feira!

[GAMES] BGS 2017: Games brasileiros são destaques na feira!

Na décima edição da maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show 2017, vários games independentes brasileiros foram apresentados em estandes ao público, sendo que alguns deles já haviam sido mencionados anteriormente aqui. O Delirium Nerd teve a oportunidade de testar presencialmente alguns dos maiores destaques em jogos indie no evento. Confira, abaixo, algumas de nossas primeiras impressões sobre os mais promissores jogos brasileiros da BGS!

WHITE LIE

Inspirado por ilustrações de livros infantis, White Lie é um jogo de aventura que conta a comovente história do coelho de pelúcia Greg, que começa uma busca por sua dona desaparecida, Emma. A demo disponibilizada pela Ambize Studio, durante o evento, coloca o jogador na pele de Greg, que relembra várias memórias que teve ao lado de Emma, explorando alguns objetos e lugares que os conectavam, como o balanço que o pai da garota montou quando ela tinha apenas 6 anos de idade e o jardim da casa em que viviam.

Com um grande foco na narrativa, White Lie tem a pretensão de conquistar o jogador por meio da conexão com o enredo, bem como pelo cativante visual feito à mão, nostálgico e surreal, em tons sépia. A principal mecânica do game consiste em explorar os cenários e as memórias, isto é, descobrir mais sobre a história por meio da interação jogador x cenário e jogador x objeto. A trilha sonora remete aos sons da infância, às músicas de contos de fadas. Para o compositor Antonio Teoli, White Lie é uma “viagem no tempo”.

Abordando uma temática criativa que envolve relacionamentos, infância, nostalgia, sonhos, mistérios e muita imaginação, o indie foi certamente um dos jogos mais cativantes presentes na feira de games. No entanto, para alcançar seu desenvolvimento por completo, o jogo necessita do nosso apoio, via financiamento coletivo pelo catarse. O lançamento de White Lie está previsto para 2019 nas plataformas PC/Mac/Linux.

BLACK IRIS

O game da Hexa Game Studio nos apresenta a jovem Iris como protagonista, em sua eletrizante busca pela sobrevivência. Ainda que o RPG tenha uma atmosfera e gameplay  à la Dark Souls, os desenvolvedores comentam que a ideia original não é ser um projeto de ”Dark Souls brasileiro”.

Mesmo assim, Black Iris tem a pretensão de ser desafiador, ao colocar o jogador contra inimigos fortes, exigindo que haja uma adaptação aos controles e às habilidades da heroína. Com relação ao enredo, os desenvolvedores afirmam que todas as personagens principais do jogo são mulheres: ”tanto a irmã como a mãe de Iris estão presentes na história”.

A demo disponível na feira colocava Iris diante de alguns cavaleiros em uma espécie de dungeon como cenário. Ao avançar por esses primeiros desafios, a protagonista se depara com um dos chefes do game, um enorme cavaleiro portando um machadoque dá bastante trabalho para ser derrotado. Com um design muito bem trabalhado e uma jogabilidade bastante desafiadora, o indie tem previsão de chegada ao PlayStation 4 e PC no primeiro semestre de 2018.

DISTORTIONS

Distortions é um game brasileiro que vem sendo desenvolvido há oito anos pelo estúdio Among Giants e que foi, certamente, um dos maiores destaques da BGS 2017. O game para apenas um jogador traz a história de uma menina que muda o mundo com a música de seu violino. O enredo aborda relacionamentos, autoconhecimento e superação.

A demonstração disponível durante o evento apresentava diferentes focos para os jogadores: narrativa, gameplay e em como funciona o mundo aberto dentro do jogo. Contando com uma pluralidade de gêneros e mecânicas, em Distortions é possível explorar à vontade, em certos momentos. Há também etapas de survival e suspense, e outras em que a trama é quase que totalmente dramática.

O estúdio optou por desenvolver o game com base num “gameplay modular”, no qual as mecânicas se modificam para acompanhar a narrativa, a fim de transmitir aquilo que a personagem sente. Desse modo, há momentos em que a perspectiva é em primeira pessoa para dar o tom de suspense. Em outras cenas, em que o foco é a habilidade do jogador, como uma fuga,  o game vira um sidescrolling, isto é, a câmera só revela um lado do ambiente. Distortions sairá para PC e tem previsão de lançamento para fevereiro de 2018.

De maneira geral, o saldo da décima edição do evento foi bastante positiva. Dentre as principais atrações, houve a presença de Hideo Kojima, um dos maiores e mais reconhecidos desenvolvedores da indústria de games. Ainda que bastante curto, no painel do designer japonês várias perguntas dos fãs foram respondidas, questões que abordavam seu futuro na indústria e suas próximas ideias para jogos.

LEIA TAMBÉM: 
[GAMES] Acesso Negado: A indústria de games é uma indústria de homens
[GAMES] Overwatch: O impacto da representatividade feminina na indústria de jogos
[GAMES] Review: Life Is Strange Before The Storm – Episódio 1: Awake

O painel da Sony apresentou como principal novidade Monster Hunter World e Detroit: Become Human que, inclusive, foram dois dos jogos triple A mais interessantes da feira. Outro destaque foi o festival God of War, que aconteceu no estande da Sony, promovendo diversos jogos e atividades com os visitantes, bem como a distribuição de brindes.

A Vivo Keyd foi a grande campeã do campeonato feminino de Counter Strike: Global Offensive durante a Brasil Game Cup. As vésperas da decisão do campeonato na feira, as meninas que eram da Innova foram contratadas pela Keyd Stars. Gabriela “GaBi” Maldonado, Camila “cAmyy” Natale, Juliana “showliana” Maransaldi e Bruna “bizinha” Marvila são destaques do cenário nacional, como tricampeãs da Liga Feminina da Gamers Club. Além disso, foram o primeiro time composto apenas por mulheres a se classificar para a Liga Principal. Com um placar de de 3 a 0, a nova Keyd atropelou a Bootkamp, levando mais um título pra casa.

Apesar de alguns problemas relacionados à filas e superlotação em alguns dias, o que ocorreu pelo fato do evento ter sido num lugar menor com relação à 2016, a Brasil Game Show 2017 cumpriu a promessa de fornecer a oportunidade ao público gamer brasileiro de poder testar e conhecer as maiores novidades em games da atualidade, além de trazer grandes personalidades da indústria e desenvolver atividades e campeonatos bastante cativantes!

Escrito por:

11 Textos

Hardcore gamer, punk e antissocial. Fã de RPG's de fantasia, ficção científica e quadrinhos independentes. Passa as horas vagas e as não vagas com seus consoles e PC.
Veja todos os textos
Follow Me :