[CINEMA] Filmes e animações sobre bruxas para assistir neste Halloween!

[CINEMA] Filmes e animações sobre bruxas para assistir neste Halloween!

O Halloween tem sua origem nas festividades do Samhain da cultura celta, que era a festividade de passagem do ano. Acreditava-se que nessa data a alma dos mortos podia visitar sua antiga morada e seus parentes. O Festival foi tomado pelos cristãos no início do cristianismo nas Ilhas Britânicas. Ao longo dos séculos tornou-se uma festa onde se distribui doces, além do costume de usar fantasias, transformando-se atualmente no Dia das Bruxas. Aproveitamos a data para criar uma lista de filmes com as protagonistas desse dia mágico!

As Brumas de Avalon (2001)

bruxas halloween as brumas de avalon

Sinopse: As Brumas de Avalon narra a história do Rei Arthur pelo ponto de vistas de sua irmã, Morgana. Mostrando as aventuras e reviravoltas da história pelo olhar feminino, acompanha o auge e o declínio de Camelot. Além do filme possuir um elenco feminino de peso, é baseado na série literária homônima da autora Marion Zimmer. A obra foi um marco, trazendo o ponto de vista de uma das histórias mais conhecidas no mundo pela ótica feminina, apresentando um olhar profundo sobre os bastidores que levaram Arthur a virar rei.

Da Magia à Sedução (1998)

Da Magia à Sedução bruxas halloween

Sinopse Oficial: As mulheres da família Owens tem poderes mágicos. Mas uma maldição as persegue há mais de duzentos anos: qualquer homem que se apaixona por uma delas, morre. Descendentes da bruxa que começou este feitiço, Sally (Sandra Bullock) e Gillian (Nicole Kidman) são duas irmãs que foram criadas por suas tias (Dianne Wiest e Stockard Channing). Já adultas, enquanto Sally se mostra bastante reservada, Gillian foge de casa para ter o primeiro de muitos namorados. Após algum tempo, chega o momento em que ela deve ajudar Gillian, que se envolveu com Jimmy Angelov (Goran Visnjic), um búlgaro agressivo que as ameaça. Sentindo que correm perigo, as duas o envenenam, mas, temendo as consequências de tal ato, Gillian convence Sally que o melhor é trazê-lo de volta a vida. Uma decisão que trará uma série de complicações com polícia e com seus próprios poderes.

Mais que um filme de romance, o filme aborda sobre sororidade e a união feminina, ultrapassando divergências para que juntas consigam quebrar a maldição. Leia mais sobre o filme AQUI.

Abracadabra (1993)

bruxas halloween

Sinopse Oficial: Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII que chegam ao século XX, após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade, porém, precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

Uma clássica história de Halloween, com um elenco formidável, chegando a abordar como o machismo sempre é um problema. Quando um jovem resolve não ouvir o conselho das mulheres à sua volta, acaba libertando três bruxas malvadas que começam a perseguir sua irmã mais nova. Ele precisa da ajuda de uma colega de classe, de um garoto preso no corpo de um gato e de sua irmãzinha para reverter o problema que ele mesmo causou por causa de sua estupidez.

https://www.youtube.com/watch?v=n_Ut0GxAvm8

The Love Witch (2016)

The Love Witch bruxas halloween

Sinopse oficial: Elaine (Samantha Robinson) é uma jovem bruxa que está determinada a encontrar o homem de sua vida. Ela leva homens para seu apartamento e faz magias e poções a fim de seduzi-los. Tudo funciona bem, mas ela acaba com uma série de vítimas infelizes. Quando ela, finalmente, encontra o homem de seus sonhos, seu desespero para ser amada a torna insana. Com uma estética retrô, o filme traz uma protagonista que ao mesmo tempo é antagonista, Samantha Robison. O filme une o melhor do terror com a temática de bruxas.

Mary to Majo no Hana (Mary and the Witch’s Flower) (2017)

bruxas halloween

Sinopse oficial: O filme conta a história de uma garota chamada Mary, que descobre que tem o poder de se transformar numa bruxa durante apenas uma noite. Com uma estética muito parecida com a do Estúdio Ghibli, a animação traz uma história mágica e sensível, contando as aventuras de uma garota.

O Serviço de Entregas de Kiki (1990)

bruxas

Sinopse oficial: Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir. 

A animação do estúdio Ghibli traz com sensibilidade a passagem pela puberdade da bruxa, apresentando conflitos sobre como lidar com o primeiro amor e com aprimoramento de sua magia. Kiki possui a estética de uma bruxa clássica, com roupas e gatos pretos, através de uma abordagem gentil e valente ao mesmo tempo.

O Castelo Animado (2004)

bruxas halloween kiki

Sinopse oficial: Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sophie foge e tenta encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

Outra pérola do estúdio Ghibli. Uma aventura de autodescoberta e muita magia da protagonista, baseado no livro homônimo da autora britânica, Diana Wynne Jones. As cores e trilha sonora de O Castelo Animado são um espetáculo à parte, além da trama bem construída e uma animação impecável,  que é a marca registada do estúdio.

Aproveitem o Halloween!

bruxas kiki halloween

Escrito por:

14 Textos

Formada em museologia, mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural. Ilustradora e quadrinista amadora. Amante de animação, quadrinhos, artes e cultura geek. Fã do CLAMP, Arakawa Hiromu e Neil Gailman. Esse aristas influenciaram seu gosto por fantasia e por querer entrar no mundo de quadrinho. Apaixonada por dragões, se possível teria um de estimação. Sonha em conseguir publicar suas história e viver delas.
Veja todos os textos
Follow Me :