Escolhas: quando escolhemos desistir dos nossos sonhos de infância?

Escolhas: quando escolhemos desistir dos nossos sonhos de infância?

Qual é o momento exato que resolvemos abandonar os nossos sonhos de infância? E por que abandonamos? Seria a partir do momento que descobrimos que não temos talento suficiente, porque alguém nos afirmou isso? Seria quando os nossos pais nos disseram que tal sonho não nos traria uma estabilidade financeira necessária para sobreviver à vida adulta? Nos tornamos adultos a partir do momento que desistimos dos nossos sonhos? Ou desistirmos dos nossos sonhos para seguir na vida adulta através das limitações preestabelecidas pela sociedade? O que significa ser adulto? Como afirma um personagem do clássico filme dos anos 80, Clube dos Cinco: “Quando você cresce, seu coração morre”. Será que as nossas escolhas na vida adulta são as que nós realmente almejamos? Os nossos sonhos morrem quando crescemos? Essas são algumas perguntas que fazemos durante a leitura do quadrinho Escolhas.

Escolhas é um quadrinho lançado pelo selo Geektopia, da editora Novo Século, com roteiro de Felipe Cagno, cores de Cris Peter, e arte de Gustavo Borges, Maurício Dias, Rogério Coelho e Will Leite. Mas antes de ser lançado pela editora, a ideia começou no ano passado, através do financiamento coletivo no Catarse. Diversos apoiadores(a) se encantaram pelo projeto, onde ultrapassou a meta necessária da produção do quadrinho. 

Escolhas conta a história da infância de um garoto chamado João Humberto, que mora junto com seus pais. Seu maior sonho é tornar-se o primeiro super-herói do mundo. Com uma rotina de muita imaginação, quadrinhos e desenhos, a principal inspiração para a realização do sonho de João vem através do seu herói favorito, o Lobo Cinzento.

João Humberto poderia ser como qualquer garoto ou garota que um dia sonhou em ser um super-herói, uma garota mágica, uma bruxa poderosa ou qualquer personagem que mexa com a imaginação de uma criança e permita refletir sobre mundos possíveis. Mas ele realmente quer provar que é possível ter seus próprios superpoderes e tornar-se o primeiro herói do mundo, tanto que não desiste do seu sonho mesmo durante o início de sua vida adulta.

Escolhas

Escolhas

Seus pais começam a ficar preocupados com o comportamento do filho, quando notam que esse sonho de infância passa a inferir no planejamento de uma carreira durante a época dos vestibulares, então eles resolvem levá-lo a uma psicóloga. A profissional o orienta que seria possível canalizar esse sonho infantil aplicando em profissões que poderiam ajudar as pessoas – papel dos super-heróis. João Humberto resolve estudar com afinco química, mas não porque pretende tornar-se um químico renomado, mas para provar para todos que seria possível criar seus próprios superpoderes.

Então ele conhece Nina, os dois se apaixonam e começam a namorar. Sua vida muda, pois agora ele teria que compartilhar seus sonhos e escolhas com ela, como ocorre com naturalidade numa relação de parceria com os casais. Será que ela compreenderia o seu sonho de infância? Qual a reflexão que o próximo tem a partir dos nossos sonhos? Esse é o grande desafio da história de Escolhas.

Escolhas

Nina é uma mulher firme à realidade. Ela sonhava em ser uma princesa quando era criança, mas sabia que esse sonho nunca seria realizado. Então João Humberto passa a ser desonesto com Nina, pois o seu sonho passa a interferir na relação de cumplicidade dos dois. Quando convivemos com a pessoa que amamos precisamos ser honestos com as nossas escolhas e realizações. Esse é o principal desafio de João Humberto. Seria correto ele afetar negativamente sua relação de amor e cumplicidade com Nina decorrente desse sonho? Descobriremos durante a leitura do quadrinho.

Muitas pessoas não conseguem realizar os sonhos de infância. Eles podem ser delimitados por diversos fatores externos, seja por causa da desigualdade social, capaz de adormecer diversos sonhos pelo mundo afora, ou porque mesmo quando possuímos o privilégio de tentarmos, acabamos por descobrir que não era exatamente o que havíamos almejado. Coletamos e criamos diversas ilusões durante a vida, idealizados diversas formas de felicidade. Conseguir realizar os sonhos de infância nem sempre é sinônimo de felicidade. A partir da história de um garoto que sonha em torna-se o primeiro super-herói do mundo, podemos tirar várias pequenas lições.

Leia também:
[QUADRINHOS] Beasts of Burden: 5 motivos para ler e enfrentar os mistérios do além-túmulo em ótima companhia
[QUADRINHOS] Hilda e o Gigante: A importância de se aceitar o diferente (Resenha)
[QUADRINHOS] [+18] Primeiras Vezes: Erotismo através do protagonismo (Resenha)

A edição do quadrinho

A edição de Escolhas pela Geektopia traz o prefácio de Natalia Freitas, animadora e artista 3D, nascida em Belo Horizonte, que foi selecionada para uma vaga na Disney e trabalhou no longa-metragem “Moana“. O quadrinho possui capa dura e nas páginas finais contém uma galeria dedicada aos artistas convidados. É possível ver ilustrações de Rebeca Prado, Gio Guimarães, entre outros.

Escolhas
Ilustração de Rebeca Prado na galeria de artistas convidados.

O belíssimo trabalho de cores realizado por Cris Peter em Escolhas é capaz de criar uma atmosfera nostálgica durante a leitura, como se relembrássemos da nossa própria infância. Além disso, a edição traz páginas dedicadas à produção do quadrinho, através das palavras de Felipe Cagno. Ele conta, por exemplo, como ilustrador Scott Snyder (Wytches) foi uma inspiração importante para a escolha de explorar novos caminhos dentro do gênero clássico dos super-heróis.


EscolhasEscolhas

Selo Geektopia / Novo Século

96 páginas; capa dura

Se interessou pelo quadrinho? COMPRE AQUI!

Comprando através do link acima, você ajuda a manter o Delirium Nerd no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apreciar e apoiar o nosso trabalho! 

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :