Os Diários de Amora: A heroína infantil que precisávamos!

Os Diários de Amora: A heroína infantil que precisávamos!

Impossível ler Os Diários de Amora: O Zoológico Petrificado e não pensar nas destemidas e sonhadoras protagonistas femininas das animações do Estúdio Ghibli. Em Amora vemos uma mistura da coragem de Chihiro (As Viagens de Chihiro), da determinação e bondade da bruxinha Kiki (O Serviço de Entregas da Kiki), e até mesmo um pouco da insegurança de Shizuku (Sussurros do Coração), que assim como Amora, tem o sonho de se tonar escritora, ao mesmo tempo que precisa aprender a lidar com as incertezas e desafios de seu crescimento. Outra semelhança de Amora com as personagens da Ghibli é que sua narrativa não é construída a partir da ideia central de um interesse romântico com um garoto. Amora está mais preocupada em desvendar um mistério que está lhe tirando quase o sono, mas para isso contará com a ajuda de suas amigas.

No primeiro volume do quadrinho francês Os Diários de Amora: O Zoológico Petrificado, de Joris Chamblain (roteiro) e Aurélie Neyret (arte), conhecemos a história da jovem garota de 10 anos de idade. Amora possui um gosto literário diverso, aprecia tanto romances como HQs e revistas científicas, e como possui o sonho de se tornar escritora, seguindo os conselhos de sua mãe, começa a escrever um diário para desenvolvimento e aprimoramento de sua escrita. Nas primeiras páginas do quadrinho e ao longo da história nos deparamos com trechos do diário da garota, que além de esperta e perspicaz demonstra ser uma boa observadora das pessoas, elemento essencial para se tornar uma excelente escritora.

Os Diários de Amora

Um dos passatempos favoritos de Amora é passar as tardes na casa da árvore, as vezes, acompanha pela presenças das suas melhores amigas, Line e Erica. Em um dessas tardes as três se deparam com a presença um senhor assustador saindo sozinho pelo caminho da floresta e carregando tintas. O senhor intriga principalmente Amora. Então a jovem contará com a ajuda de suas melhores amigas para descobrir quem, de fato, é esse senhor que sempre passa pela casa da árvore na floresta. Não alongaremos por aqui para evitar spoilers, pois a revelação desse personagem revela a grandiosidade da obra.

As personagens femininas da história

O quadrinho transborda personagens femininas importantes na história. Amora vive com sua mãe, a jovem não esconde ser uma de suas maiores inspirações, mencionando que um dia escreverá um livro sobre ela.

“Há palavrinhas assim, que não são fáceis de dizer, que ficam presas no fundo da garganta. Será que minha mãe também tem palavras que se recusam a sair?”

Além dela, conhecemos a senhora Desjardins, que é escritora e vive nas redondezas do seu bairro. Amora tem o maior respeito por ela, compartilhando o seu sonho de se tornar uma escritora renomada, e esperando receber os melhores conselhos dela. A senhora Desjardins tem um papel fundamental nos momentos de investigação do grande mistério de Amora. Além disso, ela contará com a ajuda das suas melhores amigas para descobrir quem é o Senhor Mistério, que Amora apelida em seu diário. É uma história que mostra a força da amizade feminina, lembrando as jovens protagonistas do clássico filme da sessão da tarde “Agora e Sempre” (esse filme <3).

Amora encanta com sua doçura desde as primeiras páginas do quadrinho. Indicado tanto para crianças – capaz de aguçar a imaginação de meninas e meninos, ao se deparar com uma garota sonhadora, inteligente e segura de si – quanto para adultos, que apreciam uma linda história que remete aos sonhos e mistérios da infância, a jovem protagonista lembra uma pequena Amélie Poulain, que além de tenta descobrir o seu lugar no mundo, com seu altruísmo possui uma preocupação com as pessoas ao seu redor, apreciando as coisas simples da vida.

Leia também:
[LIVROS] 11 obras com histórias de mulheres reais para começar a ler neste mês
[NOTÍCIA] Sandman retornará com 4 novos títulos e terá arte da brasileira Bilquis Evely!
[QUADRINHOS] Piteco – Ingá: Thuga e o protagonismo feminino

Durante uma recente entrevista com Joris Chamblain e Aurélie Neyret, divulgada pela Editora Nemo, Joris foi questionado sobre a sua inspiração para a criação de Amora. Ele diz que desde criança era fã de histórias de detetives, e notou que faltam heroínas meninas nas histórias em quadrinhos na França, então Amora surgiu dessa falta, dessa necessidade da existência de mais meninas protagonistas nos quadrinhos. Amora, que a princípio sonha em se tornar uma escritora, passa a possuir o desempenho e a curiosidade de uma pequena detetive para desvendar o mistério por trás da história.

Em 2009 Joris descobre o trabalho da ilustradora Aurélie Neyret, que chama sua atenção principalmente pelas cores que utiliza em seus trabalhos. Então ele a convida para ilustrar o primeiro volume de Os Diários de Amora, tornando-se sua primeira história em quadrinhos ilustrada, e o resultado é uma arte sequencial de encher os olhos!  Aurélie é capaz de criar cenários lúdicos, fazendo-nos recordar das melhores descobertas e imaginações da nossa infância. Por fim, Joris menciona na entrevista:

Amora é a gente. Amora sou eu, minha infância e também todas as meninas que eu encontrei quando trabalhava numa escola primária. Ela tem a minha personalidade. Gosto muito de observar as pessoas como ela, mas sou eu pela metade, faltava uma parte, e quando encontrei Aurélie, a forma como Aurélie desenhou Amora foi determinante e mudou a história. Então, Amora é também Aurélie, mas, metade, metade.

Os Diários de Amora
Na imagem: Aurélie Neyret e Joris Chamblaine.

Joris disse o que nós já sabemos e reafirmamos sempre. Precisamos de cada vez mais histórias de heroínas como Amora, nos quadrinhos e livros infantis, permitindo as meninas serem apenas meninas, que não se preocupem com interesses amorosos precoces, mas que sirvam de inspiração para as meninas tornarem-se futuras escritoras, investigadoras, a descobrirem suas profissões e serem protagonistas de suas próprias histórias no mundo real, assim como Amora. Uma obra artística é capaz de trazer uma lição marcante na imaginação de uma criança, portanto é essencial que as meninas entrem em contato com histórias capazes de demonstrar o poder e a importância que elas exercem no mundo. Amora é uma dessas histórias.

Não vemos a hora de conferir o 2º volume de Os Diários de Amora e acompanhar a continuação da jornada da jovem!

Confira a entrevista completa aqui (Editora Nemo/Reprodução):


Os Diários de AmoraOs Diários de Amora: O Zoológico Petrificado – Volume 1

Joris Chamblain (roteiro) e Aurélie Neyret (arte)

Editora Nemo

80 páginas

Se interessou pelo quadrinho? Compre aqui!

O Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através desse link, você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho!

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :