[LIVROS] Em seu livro, Djamila Ribeiro nos mostra a importância do nosso “lugar de fala”

[LIVROS] Em seu livro, Djamila Ribeiro nos mostra a importância do nosso “lugar de fala”

Em tempos de feminismo e militâncias virtuais, a expressão lugar de fala já foi usada para calar ou legitimar a fala de alguém, principalmente quando estavam sendo discutidas as pautas do feminismo negro ou o próprio movimento negro em si. Mas, afinal, o que é lugar de fala? De onde vem esse conceito e por que ele é importante enquanto pauta política?

Essas e outras questões são abordadas no livro O que é lugar de fala?, escrito pela filósofa e feminista Djamila Ribeiro, que também é coordenadora e organizadora da série Feminismos Plurais, da qual o livro faz parte. Dentro da mesma série, lançada pela Editora Letramento, sob o selo Justificando, temos outros títulos importantes como “O que é encarceramento em massa? e “O que é empoderamento?“.

Escolhemos começar com o feminismo negro para explicitar os principais conceitos e definitivamente romper com a ideia de que não se está discutindo projetos. Ainda é muito comum se dizer que o feminismo negro traz cisões ou separações, quando é justamente o contrário. Ao nomear as opressões de raça, classe e gênero, entende-se a necessidade de não hierarquizar opressões, de não criar, como diz Angela Davis, em ‘Mulheres negras na construção de uma nova utopia’, “primazia de uma opressão em relação a outras”. (Djamila Ribeiro)

O livro, que possui formato de bolso e contém 112 páginas, é escrito com uma didática invejável, visto que trata de temas complexos e, muitas vezes, polêmicos. No entanto, nos dedos hábeis e na escrita afiada de Djamila, tais temas parecem ser mais fáceis do que realmente são. Assim, O que é lugar de fala? surge como um livro disposto a abrir o diálogo, pontuar as coisas e, acima de tudo, somar.

Leia também:
>> [LIVROS] Mulheres, Raça e Classe: O que feministas brancas podem aprender com Angela Davis
>> [QUADRINHO] Carolina: Literatura, classe, gênero e raça

O racismo patriarcal heteronormativo apostou que não teríamos o que dizer. Perdeu! Somos as filhas e filhos da cultura onde a palavra tem muitos poderes. Com ela, narramos o mundo que vemos e vivemos. Expomos as atrocidades. Mas, através dela, somos vozes orquestradas para mudança. Aprender e ensinar são motores – axé – de luta. E, para você, um convite! (Jurema Werneck)

Em O que é lugar de fala? Djamila honra e respeita a sua ancestralidade, não só lembrando mas citando nomeando aquelas que vieram antes e que construíram as bases do que vem a ser o feminismo negro atual.

Na apresentação do livro e no capítulo “Mulher Negra: o outro do outro” nos são apresentadas reflexões fundamentais para entendermos os capítulos seguintes, que vêm com a proposta de discutir não só o que é o “lugar de fala”, mas também a sua diferença com o que chamamos de representatividade.

Saber o lugar de onde falamos é fundamental para pensarmos as hierarquias, as questões de desigualdade, pobreza, racismo e sexismo. (Roseane Borges)

Ler este livro nos situa não só como pessoas mas como sujeitos políticos. Nos faz perceber que precisamos saber quem somos, de onde viemos e onde estamos ((socialmente e culturalmente) inseridos, não só para questionarmos o status quo, mas para fazermos mudanças significativas na sociedade. Precisamos entender o nosso lugar de fala para pensarmos e repensarmos as estruturas sociais e, quem sabe, construirmos em conjunto uma sociedade mais igualitária.

Leia também:
>> [LIVROS] A Quinta Estação: A importância da representatividade dentro da ficção científica
>> [LIVROS] Kindred – Laços de sangue: Nem todas as viagens no tempo são iguais

*Todas as citações foram retiradas do livro “O que é lugar de fala?”

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :