Orange Is The New Black – 6ª temporada: A liberdade e a justiça seletiva

Orange Is The New Black – 6ª temporada: A liberdade e a justiça seletiva

A sexta temporada de Orange Is The New Black estreou e trouxe consigo um clima de tristeza. É perceptível a diferença na ambientação da trama, não apenas no que diz respeito aos cenários e introdução de novos personagens. O final desastroso da rebelião no pavilhão de segurança mínima, mostrado no último episódio da quinta temporada, gerou uma série de consequências e agora será o momento de enfrentá-las. 

Injustiças serão perpetradas contra algumas protagonistas. Responsabilidades serão atribuídas com mais rigor para umas do que para outras e, ao final, a espectadora perceberá que em Orange Is The New Black e, consequentemente, na sociedade americana, a justiça será mais rigorosa com negros e latinos do que com os brancos. Apesar da série continuar tendo um roteiro interessante, as sequências de alívio cômico não foram suficientes para aliviar a tensão e a desesperança tomou conta de alguns episódios. Especialmente após percebermos que a liberdade e a justiça não é para todo mundo.

Atenção: Os trechos a seguir contém spoilers da 6ª temporada!

Após o término da rebelião, agentes do FBI assumem as investigações a fim de determinar quais seriam as líderes. Além disso, é preciso apontar o culpado pela morte de Piscatella (Brad William Henke). Para quem não se lembra, o maníaco grandalhão foi morto acidentalmente por um dos agentes durante a ocupação de Litchfield. Como incluir nos relatórios a morte de um agente prisional, sem prejudicar a equipe responsável pela invasão da prisão? A resposta é mostrada no primeiro episódio da sexta temporada.

Evidências são manipuladas, de modo que as detentas sejam culpadas pela morte de Piscatella. O tempo é curto e para acalmar a mídia e recuperar a credibilidade do sistema prisional, os federais precisam agir rápido. Contudo, é perceptível que não há interessante em se apurar o que realmente aconteceu. Todas são criminosas, portanto, todas são culpadas por alguma coisa. Atribuir-lhes mais um crime não fará diferença. Apenas acrescentará alguns anos em suas penas, independentemente do grau de envolvimento de cada uma nos acontecimentos.

Depoimentos são colhidos, acordos são oferecidos e responsabilidades atribuídas. Lamentavelmente, a mão da justiça será mais pesada com umas do que com outras em Orange Is The New Black. Para exemplificar, usaremos como exemplo as histórias de Tasha Jefferson (Danielle Lee Brooks), Piper Chapman (Taylor Schilling) e Blanca Flores (Laura Gómez).

Tasha Jefferson ganhou destaque em Orange Is The New Black ao buscar justiça pelo assassinato da colega Poussey Washington (Samira Willey). Por conta disso, tornou-se uma das vozes da rebelião. O que se observa na sexta temporada, no entanto, é o prolongamento da injustiça. Além de não conseguir a punição para o guarda Bailey (Alan Aisenberg), Taystee será apontada como uma das líderes da rebelião e, também, responderá pelo assassinato de Piscatella.

Orange Is The New Black
Tasha durante a 5ª temporada de Orange is The New Black

Um acordo é oferecido para ela. No entanto, Tasha prefere acreditar na justiça e decide lutar em juízo a fim de provar sua inocência. Duas antigas companheiras de Taystee poderiam ter ajudado, já que testemunharam a ação da equipe do ocupação. No entanto, fatos serão omitidos e, mesmo com a ajuda de Joe Caputo (Nick Sandow), Tasha não consegue provar a própria inocência e é punida exemplarmente.

A traição cometida por antigas companheiras é outro ponto que marca a sexta temporada de Orange Is The New Black. E, por falar em traidoras, passemos para a história de Piper Chapman. Apesar de ser a protagonista, Piper é uma das personagens mais antipáticas da série. Está sempre envolvida em assuntos que não lhe dizem respeito e gosta de se mostrar mais forte do que realmente é. Também é bastante impulsiva, deixando levar-se pela raiva em muitas ocasiões, e está sempre envolvida em problemas. Mesmo assim, consegue se safar e se dar bem. É claro, que na sexta temporada as coisas não seriam diferente para ela.

Piper pensou que Alex tivesse sido morta durante a ocupação e culpou Red (Kate Mulgrew) pelo ocorrido. Deixando-se levar pela emoção, Piper fala demais em seu depoimento, complicando a situação da antiga aliada e, graças ao depoimento de Chapman, a pena de Red é aumentada. Piper também não se importou muito com a própria liberdade. Desacatou um dos agentes federais e falou coisas que também a prejudicavam. Mas, quando foi o momento de o martelo ser batido, a justiça agiu com bastante delicadeza.

Orange Is the New Black

Leia também:
>> [SÉRIES] Anne With An E – 2ª temporada: Sororidade e empatia como forma de vida!
>> [SÉRIES] GLOW – 2ª temporada: Mulheres em novas faces de uma luta por liberdade
>> [SÉRIES] Good Girls: Em um mundo que odeia mulheres, o crime compensa

Assim como Taystee, a loira esteve presente em vários momentos cruciais da rebelião. Seu rosto e suas ações foram vistas por muitos, porém, ao invés de ter a pena aumentada, Chapman foi beneficiada com uma redução de sentença. Além disso, durante o período em que esteve na segurança máxima, foi deixada no mesmo bloco que Alex e pode viver um pequeno conto de fadas com a companheira. Ou seja, enquanto o mundo desabava sobre as demais, a vida de Piper estava tranquila.

Outra que parecia viver tranquilamente era Blanca Flores (Laura Gómez). Entretanto, as aparências enganam e o destino dela foi bem diferente do que se esperava. O nome de Blanca foi pouco citado durante os depoimentos e, aparentemente, os federais não tinham nada contra ela. Contudo, algo em sua ficha de chamou a atenção de uma das agentes, mas, o momento foi tão breve, que é facilmente esquecido ao avançar dos episódios. O eixo narrativo que envolve Blanca é um dos mais simpáticos da sexta temporada de Orange Is The New Black, especialmente após ela se decidir que quer ter um filho com Diablo (Miguel Izaguirre) e bolar planos mirabolantes para trazer o sêmen do namorado para dentro da prisão. O desfecho preparado para a personagem será uma surpresa e deixará muitos fãs de cabelo em pé.

Orange Is the New Black

Semelhante ao que aconteceu com Chapman, Blanca também foi beneficiada com redução da pena. É impossível não sorrir ao assistir a conversa por telefone entre ela e Diablo. A soltura lhe garantia uma vida ao lado do homem amado e, é claro, um herdeiro. Mas, diferentemente do que aconteceu com a loira, Blanca não conseguirá viver seu conto de fadas. Ao deixar Litchfield, Blanca será conduzida para um centro correcional exclusiva para imigrantes, onde seria processada e deportada e é evidente que a sequência é uma resposta a política implementada pelo governo de Trump no tocante ao tratamento dado as imigrantes. 

Porém, se traçarmos paralelos entre as histórias das três personagens, veremos que a sexta temporada de Orange Is The New Black deixou uma triste mensagem. Mesmo que todas sejam criminosas, o tratamento dispensado aos indivíduos estará obrigatoriamente ligado a sua etnia e/ou nacionalidade. Se você for branca, a justiça será branda contigo. Não importa o que faça. Os benefícios serão exclusivos para você. Agora, se você for negra ou latina, esperamos que esteja preparado, pois nunca terá acesso a justiça e sua humanidade lhe será sempre negada.

Escrito por:

21 Textos

Nerd, pedagoga, escritora, leitora, gamer, integrante da casa de Lufa-lufa, amante de ficção científica (Star Trek, Star Wars e Doctor Who) e literatura fantástica. Deseja ardentemente que o outro lado da vida seja uma grande Biblioteca.
Veja todos os textos
Follow Me :