[EVENTO] Geek City 2018: Tecnologia, games e cultura pop invadem Curitiba

[EVENTO] Geek City 2018: Tecnologia, games e cultura pop invadem Curitiba

A segunda edição do Geek City, o maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil, aconteceu em Curitiba entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro e trouxe para o público nerd muita coisa legal sobre tecnologia, startups, quadrinhos, cinema, games, e-sports e cultura pop. Com muitos estandes, lojas e atrações interativas, quem visitou o evento teve diversão, informação, a chance de jogar games que ainda não foram lançados, quadrinistas e ilustradores com seus trabalhos, e muita nostalgia com personagens do mundo do entretenimento que marcaram a infância de muita gente. Confira agora tudo o que aconteceu na Geek City 2018!

Geek City

Tecnologia, Games e Entretenimento

O primeiro dia de Geek City foi marcado por tecnologia e inovação: Bruno Motta, gerente da Xbox no Brasil, falou sobre a importância de desenvolver games que as pessoas queiram jogar, e não apenas aqueles que a desenvolvedora queira vender, no painel A serviço do Gamer. Alexandre Kikuchi da Unity, atualmente a game engine mais usada em games, animações e filmes, trouxe uma mensagem muito bacana sobre a democratização do desenvolvimento de jogos no Brasil e no mundo. O Twitter também esteve presente no painel Twitter & Gaming, com Pitter Rodriguez mostrando como o microblog hoje é a plataforma mais utilizada pelos gamers para falar sobre games. Alessandro Sassaroli, do Google, fez um mini workshop sobre Youtube e Games, com várias dicas para quem quer se profissionalizar como streamer na plataforma. E no segundo dia finalmente uma mulher no palco: Vanessa Oliveira, da VIU HUB, falou sobre como influenciadores digitais podem sim estar na TV, em uma nova tendência onde internet e televisão tornaram-se mídias complementares.

Startup Lab

E também teve espaço para muitas Startups mostrarem todo o seu potencial: Adrenalyze, Kryptag, Tratativa, Obra Prima, Wuzu, Vida de Síndico, Samaritanos, Nex Energy, Instok, Laje Studio e Bioprint estiveram por lá, sendo que as duas últimas se destacam por terem mulheres envolvidas no desenvolvimento dos projetos. O painel Quando uma Startup vira um negócio milionário abriu o último dia de evento e trouxe casos bem-sucedidos de Startups que deram muito certo, além de dicas para quem quer trilhar o caminho do empreendedorismo.

Geek City

Cinema e TV

Toshihiko Egashira e Danilo Modolo (TokuDoc) foram a atração do palco principal relembrando a infância ao falar sobre os 30 anos de Jaspion e Changeman no Brasil. O segundo dia de evento começou com O Doutrinador, primeiro filme de super-herói brasileiro criado por Luciano Cunha, e na sequência contou com a Fox Filmes e a Telecine com informações sobre O Predador, que estreia em 13 de setembro. A Paris Filmes trouxe muita interatividade e o teaser de Turma da Mônica Laços, mensagens dos atores de D.P.A. 2 e também de Robin Hood – A Origem, e o trailer de Parque do Inferno. Os momentos mais marcantes do dia foram a aparição de Carlos Villagrán, o Kiko de Chaves, contando um pouco sobre sua vida e carreira e Guilherme Briggs, dublador que dá voz a personagens como Buzz Lightyear, Superman e Mickey, falando sobre a dublagem brasileira por aqui e no mundo.

No último dia de Geek City, a atração Senta que lá vem história contou como era a produção dos programas infanto-juvenis da TV Cultura que marcaram uma geração inteira. Rosi Campos (Bruxa Morgana, Castelo Rá-tim-bum), Eduardo Silva (Bongô, Castelo Rá-tim-bum), Fernando Gomes (o Júlio de Cocoricó, entre outros) e Flávio de Souza (Tíbio e um dos criadores de Castelo Rá-tim-bum, além de roteirista de Mundo da Lua e Rá-tim-bum) trouxeram muita nostalgia para o público que se emocionou e fez uma viagem ao passado.

Geek City

Galeria de Artistas e Quadrinhos

O evento contou com a exposição Traços de Titãs, com ilustrações de Teen Titans Go!, Super Hero Girls, Wonder Woman e Bombshell, entre outros trabalhos do ilustrador Marcelo di Chiara. No segundo dia de Geek City o quadrinista também participou de um painel sobre a sua carreira e trajetória até chegar à DC Comics e o último dia foi especial por trazer a Gibiteca de Curitiba ao palco principal, com quadrinistas, ilustradores e roteiristas convidados falando sobre quadrinhos e o Troféu HQ Mix. Vale o destaque para Mylle Silva, única mulher na roda de conversa, que falou sobre carreira, a vida de desenhista e os desafios de ser mulher nessa área. A Galeria de Artistas teve entre seus convidados as artistas Renata Aguiar, Cris Camargo, Amanda Spitzner, Lorena Giostri, Carol Rempto, Mylle Silva, e Amanda Barros com Ariel da Cunha (Ursereia). Também estiveram por lá Marcelo Lopes, Leonardo Melo, André Meister, Daniel Saks, Amaury Filho, José Aguiar e Carlos Ruas.

Geek City

Games e eSports

Para quem curte games a Geek City não deixou a desejar: Playstation e Xbox contaram com um grande espaço para o público jogar e quem gosta de board games aproveitou uma área exclusiva com várias opções de jogos. A Arena Geek City também foi palco de muita diversão e competições: Crossfire Elite League, Geek City Challenge de Counter Strike: Global Offensive e BattleRite Pro League foram as atrações da cena competitiva de eSports. Além disso o público pode interagir com streamers convidados e jogar Fortnite, PUBG, Paladins, World of Warcraft, Just Dance, Gwent, Rainbow 6 e Smite. Destaque para Raphaela “Queen B” Laet, ou Queen Briny, jogadora e streamer trans que apresentou as atrações na arena durante os 3 dias de evento, e para Nicolle “Cherrygumms” Merhy, um dos maiores nomes do cenário competitivo feminino no Brasil.

O evento acabou já deixando saudade e a gente espera que a próxima edição seja ainda melhor. No geral foi bem completo e divertido, com novidades, interatividade e tudo o que qualquer nerd/geek gosta. O que fez muita falta para nós, mulheres que falam sobre mulheres, foi justamente a pequena participação feminina. Não pelo público, que estava repleto delas fazendo cosplay, participando de todos os espaços onde era possível jogar e marcando presença nos painéis sobre entretenimento e tecnologia, mas sim no palco com espaço e lugar de fala. Então fica a nossa dica para os próximos anos: a gente consome e também produz entretenimento nerd/geek. A gente joga, escreve, fala, pesquisa e estuda este tipo de produto cultural, então chamem as minas pra participar!

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :