[EVENTO] 30º Troféu HQMix: O Oscar dos Quadrinhos

[EVENTO] 30º Troféu HQMix: O Oscar dos Quadrinhos

No último dia 16/09, aconteceu o 30ª Troféu HQMix, conhecido como o “Oscar” nacional dos quadrinhos. O prêmio foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal (José Alberto Lovetro) e Gual (Gualberto Costa) com a intenção de dar visibilidade e reconhecimento a artistas nacionais.

A 30º edição foi memorável e emocionante em vários momentos, como por exemplo quando o Maurício de Souza abriu oficialmente o evento, contando um pouco sobre a sua trajetória (e perrengues), bem como da sua amizade de longa data com o Ziraldo. Inclusive, os dois são os homenageados nesta edição, na escultura do troféu, feita pelo artista plástico Olyntho Tahara e reproduzida por Michel Costa.

Em 30 anos de edição foram entregues 1271 troféus nas mais diversas categorias, e o HQMix foi o primeiro prêmio a reconhecer trabalhos acadêmicos sobre a temática dos quadrinhos, bem como a premiar publicações digitais. A importância e simbologia do Troféu é inegável, principalmente por se manter firme nesses 30 anos, acreditando e apostando no universo dos quadrinhos nacionais, que nem sempre são valorizados.

Por tal motivo, é ainda mais importante que um Troféu que se propõe a valorizar e dar visibilidade a essas produções artísticas e culturais, não reforce estereótipos de gênero ou discrimine as mulheres, como o fez na sua 27ª edição (2015), o que gerou uma Nota de repúdio por conta da propaganda machista utilizada para a “promoção” do prêmio:

“Nós quadrinistas, leitoras, jornalistas, grupos e entidades diversas que assinamos esta carta de repúdio, desejamos expressar nosso desconforto e indignação com a atitude do Troféu HQMIX. Utilizando-se da imagem não autorizada de uma modelo, em pose emblemática para a discussão da representação feminina nos quadrinhos, expressa que tanto não se sensibiliza às muitas articulações e críticas das mulheres quadrinistas e feministas, como reafirma seu poder e desejo em continuar naturalizando a representação compulsória de mulheres como objetos sexuais. Este episódio é ainda mais infeliz ao considerarmos que a modelo em questão demitiu-se de um programa de TV por sentir-se objetificada e humilhada, fato noticiado pela imprensa no início de 2015. “ (leia na íntegra)

Infelizmente, ao se posicionar com relação à nota em questão, os organizadores entenderam a manifestação das mulheres e homens, como um ataque ao próprio prêmio em si, o que não era uma verdade e foi, no mínimo, uma afirmação desonesta.

Assim como em toda a sociedade, o universo dos quadrinhos não está imune ao machismo, que se manifesta das mais diversas formas. Não temos como não perceber o machismo velado em nossa sociedade, mesmo num prêmio como este, já que se fizermos um simples comparativo de quantas mulheres ganham ou ganharam premiações nestes 30 anos, teríamos um resultado constrangedor. Alguns dirão que é porque não existem mulheres quadrinistas e/ou ilustradoras, não é? Não à toa, a iniciativa Lady’s Comics fez questão de criar um Banco de dados de Mulheres Quadrinistas para provar que sim, ELAS EXISTEM!

O troféu HQMix é importante e representativo e lhe desejamos mais 30 anos pela frente, mas queremos que sejam mais 30 anos de mudanças. Queremos mulheres concorrendo e ganhando, mas não só as mulheres brancas, como temos visto. Queremos um HQMix interseccional e representativo para todas as mulheres e homens que fazem parte do cenário dos quadrinhos nacionais!

A PREMIAÇÃO

A entrega dos troféus ocorreu na comedoria do Sesc Pompéia e contou com a apresentação do Serginho Groisman, que apoia o evento desde o começo. Com mesas espalhadas por todo o espaço, o evento realmente fazia com que nos sentíssemos num Oscar. Foi muito lindo e emocionante acompanhar a entrega, principalmente porque nós, da Delírium Nerd, acompanhamos de perto a trajetória de muitas/os artistas premiados. Foi particularmente incrível ver o Marcelo D’Salete receber a premiação em mais de 3 categorias e dedicar à sua família, ou ainda, ver a Carol Pimentel ganhar destaque por conta da publicação de POV!

Troféu HQMix

Leia também:
>> [EVENTO] Encontro Lady’s Comics na Quanta: A importância de eventos sobre quadrinhos organizados por mulheres
>> [QUADRINHOS] A Legião de Mulheres nos Quadrinhos no Brasil
>> [QUADRINHOS] Pagu: Pioneira nas histórias em quadrinhos no Brasil

Talvez esses 30 anos deram à HQMix uma nova roupagem. Ver Angola Janga e Orixás serem premiadas no mesmo evento foi indescritível, ainda mais porque culturalmente tendemos a ignorar e não valorizar a cultura afro-brasileira. Por isso, um reconhecimento como este, no ano em que comemoramos (e questionamos) os 130 anos da abolição da escravidão, bem como os (apenas) 8 anos do Estatuto da Igualdade Racial, é mais do que simbólico!

Por fim, para quem nunca teve a chance de acompanhar um evento como esse, recomendamos que não perca a 31ª edição. Nós estamos ansiosas não só pelo próximo Troféu HQMix, mas por mudanças estruturais e obras revolucionárias!

Lista de vencedores/as:

  • Adaptação para os quadrinhos / Edição Especial Estrangeira: Moby Dick

Confiram nossa resenha: Moby Dick: Obsessão, insanidade e perseguição no quadrinho de Chabouté

  • Arte-Finalista Nacional: Lu e Vitor Cafaggi pela edição da Graphic Novel MSP “Laços”

Confiram as nossas resenhas:

Valente: Reflexões sobre ideais românticos e masculinidade (quadrinho do Vitor Cafaggi)

Quando Tudo Começou, de Bruna Vieira e Lu Cafaggi

Confiram as nossas resenhas de Patas Sujas, com o roteiro da Cris e Escolhas, com suas cores!

  • Destaque Internacional: Marcelo D´Salete por Cumbe
  • Doutorado: Tecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros por Liber Eugenio Paz
  • Edição Especial Nacional: Angola Janga

Confiram a nossa resenha: Angola Janga: Uma História de Palmares

https://youtu.be/zT2P9HceKAY

  • Projeto Editorial: Os Mundos de Jack Kirby – Um tributo ao rei dos quadrinhos
  • Publicação de Aventura/Terror/Fantasia: Meu Amigo Dahmer
  • Publicação de Clássico: Akira
  • Publicação de Humor: Marcatti 40
  • Publicação de Tira: Linha do Trem – The Best Of
  • Publicação em Minissérie: Xampu (Vol. 1, Vol. 2 E Vol. 3)
  • Publicação Independente de Autor: Alho-Poró
  • Publicação Independente de Grupo: Orixás – Em Guerra
  • Publicação Independente Edição Única: Alho-Poró
  • Publicação Infantil: Combo Rangers – Somos Iguais
  • Publicação Juvenil: Graphic MSP Vol.15: Chico Arvorada
  • Publicação Mix: Baiacu e Marcatti 40 (Empate)
  • Roteirista Nacional: Marcelo D´Salete
  • TCC: Naruna – Uma história sobre esculpir travessias por Mayara Lista Alcantara
  • Web Quadrinhos: Hell No! Meu pai é o diabo
  • Web Tira: Will Tirando

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :