[DESENHOS] Steven Universe – 05×25: Familiar (resenha)

[DESENHOS] Steven Universe – 05×25: Familiar (resenha)

Voltou! Após toda a espera ansiosa pelos novos episódios de Steven Universe – os quais fizemos previsões e demos palpites aqui – o retorno do amado desenho estreou finalmente ontem (14/01), e a tempo de ser aproveitado durante as férias, dando início ao novo arco “Diamond Days” (ou Dias de Diamante, em tradução livre). Já que foi revelado que Rose Quartz – e por conseguinte Steven – era a Pi1nk Diamond (Diamante Rosa), o novo arco se inicia do retorno das Diamantes e das Crystal Gems ao Homeworld, bem como a apresentação mais aprofundada da nova personagem, White Diamond, visto que no episódio nº 24 (“Legs From Here to Homeworld“) não houveram grandes explicações.

No Brasil, os novos episódios de Steven Universe serão exibidos semanalmente às segundas-feiras e às 21h, no Cartoon Network, de forma que faremos uma análise semanal de cada episódio no site como um novo projeto para o ano de 2019.

No início do episódio, Steven se encontra no que parece ser o antigo quarto de Pink Diamond. Todo decorado em rosa, o espaço se mostra inicialmente sufocante ao personagem e à nós, telespectadoras, sendo talvez uma metáfora e adiantamento do que significa a condição de pessoa tripla do protagonista, como Steven/Pink Diamond/Rose Quartz. O quarto, inicialmente vazio, se transforma após a descoberta por Steven de pequenas criaturas cuja única função parece ser construir qualquer coisa mobiliária que seu habitante deseje, mas só se torna minimamente familiar ao protagonista ao fim do episódio.

Steven Universe

Ao longo dos poucos minutos do retorno, vemos pequenas interações de Steven com Yellow Diamond e Blue Diamond, que parecem incapaz de vê-lo como algo distinto de Pink Diamond, sendo considerado apenas mais umas das travessuras da “irmã mais nova” como indicado antes do hiatus.

Ora, Steven agora é considerado uma Diamante que retornou a sua terra natal e é tratado como tal, sendo esperado que retorne a suas funções prévias ao seu “desaparecimento”, mesmo que isso signifique ir contra seus princípios mais básicos.

É evidente que as Diamonds não estão interessadas no que Steven, o humano ou a transmutação de diamante, tem a dizer. Mesmo assim, ao longo do episódio é demonstrado que não é isso que Steven deseja, não é? Seu objetivo de reabilitar as Gems “defeituosas” permanece, apesar das esquivas de Blue e Yellow, bem como da aparente dificuldade em sequer conversar com a “líder suprema” White Diamond.

Steven Universe

Parece-nos que o foco desse arco será a dualidade entre a figura de Steven e Pink Diamond. Em Homeworld, além da quase fantasmagórica e lendária figura de Rose Quartz, não tendo ele o apoio efetivo das Crystal Gems para ajudá-lo nessa empreitada.

Pérola, como a própria diz, é considerada como sua propriedade e suas demais companheiras – Garnet, Ametista e Connie – não foram sequer reconhecidas oficialmente na residência das Diamantes, estando Steven praticamente sozinho para enfrentar e se conectar com as Diamantes. Além disso, o fato de Steven não ter memórias descentes também não ajuda em uma rápida conexão com o seu passado.

Leia também:
>> [DESENHO] 5 Motivos para assistir Steven Universe
>> [ARTE] A narrativa dos cenários de Steven Universe
>> [DESENHO] Saiba porquê você deveria assistir Gravity Falls!

Inclusive, o episódio traz esse fato ao plano musical, sendo que a questão de Steven não ter nenhuma memória completa, mas apenas sentimentos e sensações de familiaridade é indicada no próprio título, “Familiar“. No fim, esse sentimento de familiaridade e dicas constantes do passado já vinha sendo mostrado nas temporadas e episódios anteriores, talvez apenas agindo como escada ao patamar de descoberta final que cremos estar cada vez mais próximo. 

O episódio mostrou um pouco da dinâmica das Diamantes, bem como de uma parte do dia a dia de Pink Diamond, inclusive do que costumava fazer em sua corte, mas a melhor parte é a garantia que Steven continua sendo ele mesmo.

Sua essência – e objetivo de recuperar as Gems “defeituosas” – permanece, sendo certo que esse é o motivo principal do sucesso incontestável do desenho. A certeza da manutenção da essência, bem como do certo crescimento, do protagonista nos anima para o futuro da série. Mesmo o episódio não tendo mostrado tanto, suas situações foram suficientes para nos aguçar quanto ao restante da temporada e da saga das Crystal Gems. De qualquer forma, só nos resta continuar assistindo para descobrir.

Steven Universe

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :