Corpos Adiante: Quebramar

Corpos Adiante: Quebramar

“Quebramar”, documentário de Cris Lyra, aposta na coletividade como saída efetiva e afetiva de efeitos curativos, nesse caso, para mulheres lésbicas. Não é à toa que a sequência que abre o filme mostra um grupo de amigas, dentro de um ônibus, se deslocando para uma área de praia. O mar aparece como um elemento de conforto e de possibilidades para dialogar com a natureza de forma a reafirmar outros laços socioculturais.

Performatizar sexualidades que se afastem do jugo patriarcal é a verve que impulsiona e mobiliza as agentes desse curta. O filme se apresenta como uma proposta de olhar extremamente carinhoso e que busca, na linguagem cinematográfica, novas possibilidades de existir e de agir no mundo através de representações outras.

Por fim, merece destaque a trilha sonora que é um deleite à parte, posto que diegética, e em determinado momento serve como elemento de ligação para confrontar a lógica patriarcal num dos raros momentos em que homens estão em cena. A aproximação com a natureza emula um convite da diretora e de todas as personagens envolvidas na busca pela construção de um discurso narrativo que visa naturalizar possibilidades felizes para uma existência lésbica.

“Corpos Adiante” é a temática que norteia a 22ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Nas palavras dos curadores “o cinema, como linguagem e espaço de reiteração de narrativas e experiências discursivamente condicionadas, se estabelece como um campo de disputa. E essa disputa coloca em jogo não só os corpos representados, mas, sobretudo, o próprio modo como se constituem as estruturas de suas narrativas.” Tendo em vista essa perspectiva, foram programados quatro curtas-metragens que, de alguma forma, propõem, no deslocamento geográfico dos corpos, uma alternativa para existir e resistir às violências físicas ou simbólicas que um mundo imerso na necropolítica propõe.

Assista abaixo as realizadoras apresentando seus filmes na sessão de estreia no Cine-Tenda da Mostra Tiradentes:

Ficha Técnica:

Direção: Cris Lyra

Sinopse: Sapatonas vão à praia. Levam seus corpos, afetos e memórias. É ano novo e têm sempre umas às outras.

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :