[CINEMA] “Entardecer”, novo filme de László Nemes, chega aos cinemas dia 2 de maio

[CINEMA] “Entardecer”, novo filme de László Nemes, chega aos cinemas dia 2 de maio

Vencedor do prêmio da crítica na última edição do Festival de Veneza e exibido em diversos festivais internacionais, como o de Toronto, Entardecer é o novo longa do premiado diretor László Nemes, de “O Filho de Saul” (vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016) e chega aos cinemas dia 2 de maio.

Lászlo Nemes explica que “mesmo antes de começar ‘O Filho de Saul’, eu tinha em mente a ideia de fazer um filme sobre uma mulher, sozinha, perdida em seu mundo, um mundo que ela tenta, mas no final não consegue entender”. Para ele, “ENTARDECER se assemelha a um conto, um mistério em si mesmo onde o espectador é convidado para encontrar, juntamente com a personagem principal, um caminho possível através desse labirinto de fachadas e camadas”.  

No coração da Europa de 1913, pré-primeira Guerra Mundial, uma jovem chega a Budapeste, após anos distante de sua cidade natal, em busca de suas raízes e de seu lugar no mundo. Sua principal esperança é conseguir um emprego na lendária loja de chapéus Leiter, que pertenceu aos seus pais e à sua família por muito tempo.

Entardecer
Imagem: reprodução

Quando um homem aborda Irisz (Juli Jakab), questionando-a sobre um tal de Kálmán Leiter, ela recusa-se a perder a única pista que poderia ajuda-la e se reconectar com seu passado perdido e passa a segui-lo. Sua busca a leva pelas ruas escuras de Budapeste, onde apenas a loja de chapéus brilha, no turbilhão de uma civilização às vésperas de sua queda.

Leia também:
>> [CINEMA] Pandora Filmes trará filmes independentes a cidades brasileiras
>> [CINEMA] “Meditation Park”, novo filme de Sandra Oh, chega ao Brasil em abril
>> [CINEMA] O complexo universo feminino nas animações de Satoshi Kon

A intenção de Nemes foi “seguir de perto a personagem principal, permitindo uma abordagem altamente íntima em um filme de época incomum, tentando romper com os códigos previsíveis das percepções de cartão postal de tempos passados”. E assim, conseguir que o “espectador esteja submerso em um mundo desconhecido, onde as pessoas falam línguas diferentes, forçando-o a desistir de algumas defesas”. “Chegar ao espectador de forma diferente é meu objetivo final, depois de fazer o público sentir e pensar”, finaliza o diretor sobre seu segundo longa-metragem.

SINOPSE  
Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab) retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem.  

FICHA TÉCNICA  
Direção: László Nemes  
Elenco: Juli Jakab, Vlad Ivanov, Judit Bárdos  
Gênero: Drama  
País: Hungria, França  
Ano: 2018  
Duração: 142 min 

Fonte: Divulgação

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :