5ª edição da Feira DENTE reúne artistas de todo o Brasil em evento gratuito

5ª edição da Feira DENTE reúne artistas de todo o Brasil em evento gratuito

Quem alimenta interesses pelo universo da autopublicação, das histórias em quadrinhos e do design gráfico sabe que, apesar da crise editorial vivenciada por veículos de comunicação tradicionais e grandes editoras brasileiras, o mercado de publicações alternativas está cada vez mais forte em termos de quantidade, qualidade e visibilidade.

Em 2019, a Dente Feira de Publicações caminha para a 5ª edição. Desde 2015, o evento – que é também um coletivo – fortalece o cenário das publicações alternativas no Distrito Federal e promove o intercâmbio entre artistas locais e nacionais. Este ano, a Dente traz novidades: vai ser no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) e com uma programação de cursos, debates e workshops muito mais extensa do que nas edições anteriores.

Atividades formativas

Feira DENTE
Feira DENTE. Foto: I Hate Flash (reprodução)

Entre os dias 05 e 07 de junho, de quarta a sexta-feira, a Dente oferece uma programação gratuita de atividades formativas, como minicursos, oficinas, laboratório de publicações, leituras comentadas ao vivo e conversas com profissionais de diversas áreas temáticas transversais à publicação de livros, impressos e zines. De quarta a sexta, as atividades são especialmente voltadas aos expositores da feira – mas as vagas remanescentes estarão disponíveis à comunidade do DF. No sábado, dia da feira, acontecerão atividades gratuitas e abertas ao público, como oficinas introdutórias de histórias em quadrinhos, zines e experimentação com foto. Pessoas de qualquer idade podem participar.

Artistas como Aline Zouvi (SP), Amara Moira (SP), Tatiana Nascimento (DF), Charlene Cabral (RS), Ing Lee (MG), DW Ribatski (PR/SP), João Pinheiro (SP), Kika Sena (AL/DF) e muitos outros serão os responsáveis por repassar conhecimentos aos participantes em atividades enriquecedoras e plurais. A pluralidade, aliás, está no cerne da Dente que traz entre organizadores, convidados e expositores uma variedade potente de gênero, cor, território e sexualidade fazendo arte no Brasil.

Para inscrições e mais informações: feiradente.com

DENTE Feira de Publicações

Feira DENTE
Feira DENTE. Foto: I Hate Flash (reprodução)

No dia 08 de junho, sábado, acontece a feira de publicações propriamente dita, com a premiação do Dente de Ouro 2019, além de oficinas e atividades gratuitas, pensadas para quem quer começar a publicar de forma independente. Cerca de 80 expositores e expositoras do Distrito Federal e de diversas regiões do Brasil estarão presentes com zines, pôsteres, adesivos, livros artesanais, histórias em quadrinhos e diversos outros tipos de materiais alternativos e autorais. Muitas são as plataformas e linguagens exploradas pelos publicadores presentes, e a feira busca fortalecer não apenas o intercâmbio entre artistas, mas também a interação entre autores, criadores e o público em geral.

Como o restante das atividades, o acesso à feira é gratuito. Pessoas de todas as idades e localidades do DF estão convidadas para irem ao Espaço Cultural Renato Russo, na 508 sul, apreciar um dia de imersão em publicações alternativas e autorais que não circulam no meio editorial e comercial convencionais. O espaço fica na W3 Sul, local de fácil acesso por diversos meios de transporte.

Prêmio Dente de Ouro

Com o intuito de valorizar o cenário das publicações alternativas, a Dente criou o Prêmio Dente de Ouro, que estimula a publicação de obras independentes e reconhece autores e autoras. Esta é a quarta edição da premiação, que acontece desde a segunda edição da feira, em 2016. Neste ano, o prêmio trouxe novidades: além de zines e publicações impressas de quadrinhos, puderam participar também publicações alternativas e impressas de poesia. De janeiro a fevereiro, mais de 250 artistas de todo o Brasil se inscreveram, e os finalistas serão premiados durante a feira. Os primeiros colocados de cada categoria recebem o broche Dente de Ouro feito pela ourives Thelma Avianie e R$ 1000 em dinheiro. Cada categoria do prêmio foi julgada por uma comissão composta por dois jurados convidados e um membro organizador da feira.

Leia também:
>> Mulheres nos Quadrinhos: Rebeca Prado
>> Mulheres nos Quadrinhos: Helô D’Ângelo
>> Monique Moon: do mundo dos jogos à ilustração

Acessibilidade e inclusão

Feira DENTE
Feira DENTE. Foto: Camil Kakazu (reprodução)

Todas as leituras ao vivo, debates e atividades nos sábados recebem um intérprete de libras. Para as demais atividades, a presença de um intérprete pode ser requisitada pelos participantes durante as inscrições, que acontecem durante o mês de maio no site feiradente.com. Além disso, o evento possui política de isenção de taxa de inscrição no Prêmio Dente de Ouro e desconto na taxa de participação da Dente Feira de Publicações para pessoas trans, negras, indígenas, com diversidade funcional e moradoras de regiões periféricas do DF.

Saiba mais!

A Dente é um coletivo de produção de feiras e eventos voltados às publicações alternativas e autorais que não circulam no meio editorial e comercial convencionais, sejam elas livros, zines, revistas, impressos ou outros formatos. Histórias em quadrinhos, artes plásticas, poesia, literatura ou fotografia são algumas das variadas linguagens disponíveis para quem visita a feira, que conta sempre com uma grande diversidade de trabalhos e de pessoas.

A Dente Feira de Publicações, principal produção do coletivo, é uma feira nacional e anual, que surge com o objetivo de legitimar Brasília como ponto de referência dentro do mercado editorial, de dar visibilidade e destaque à produção brasiliense e independente, proporcionar o contato entre a comunidade do Distrito Federal e produções de outras regiões do país. Entre uma e outra feira Dente anual, outros eventos contemplam a produção regional do Distrito Federal com o intuito de estimular a formação de público, como as feiras Dente de Leite, a Feira 1,99 e zoeiras zineiras como a Olimpíada de Zines.

A Dente é uma proposta construída em conjunto por oito editores e autores de Brasília: Ana Terra, Daniel Lopes, Heron Prado, Livia Viganó, Lovelove6, Lucas Gehre, Salu e Tais Koshino.

Para conferir a programação completa da Feira DENTE, acesse o site!


Edição realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

288 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :