Mortina: uma história que vai fazer você morrer… de rir!

Mortina: uma história que vai fazer você morrer… de rir!

Mortina era uma criança como qualquer outra: animada, criativa e bastante curiosa; só tem um pequeno detalhe que a faz diferente: Betina é uma menina-zumbi! Ela e seu cachorrinho Tristão vivem vasculhando o incrível Palacete Decrépito, onde moram com a Tia Fafá Lecida. Ela tem toda a liberdade possível no casarão, mas sua tia impõe uma regra muito importante: a de jamais ser vista pelas pessoas de Logo Ali.

Mortina
Mortina e Tristão (Imagem: reprodução/Companhia das Letrinhas)

Com essa premissa, o pequeno livro de 52 páginas conta a primeira aventura da protagonista que, embora normalmente obediente à sua tia, vê nas festas de Halloween a oportunidade perfeita para burlar a regra e se misturar nas ruas. Com sua fantasia impecável (de ela mesma), logo impressiona as crianças e é bem recebida para a noite de gostosuras e travessuras.

Leia também:
» Os Eternos: sobre a atemporalidade da ignorância humana
» Lygia Fagundes Telles: 5 contos para conhecer a incrível prosa da autora
» [ENTREVISTA] Monique Moon: do mundo dos jogos à ilustração

Todos se divertem em encarnar os personagens que estão vestindo, até que, na empolgação, Betina tira a própria cabeça para mostrar seu velho truque para os outros. Todos ficam chocados, mas principalmente animados com a surpreendente habilidade da nova amiga, e juntos prometem nunca contar esse segredo para outras pessoas, assim Betina consegue uma turma incrível, que enternece o coração de sua tia.

Mortina
Mortina e Tristão no casarão (Imagem: reprodução/Companhia das Letrinhas)

A edição é um primor de acabamento, desde as ilustrações lindas e cheias de detalhes (com pequenas setas e explicações para os menores desenhos) até a própria edição de capa dura e folhas bem resistentes, com uma ótima impressão. O livro é curto, mas a riqueza da arte permite várias leituras que ainda surpreendem com o tempo. A história possui uma premissa simples e divertida e é muito bom ver uma estrutura familiar que vai além da tradicional, mas acaba pecando em termos de representatividade, apresentando basicamente crianças brancas e com poucas peculiaridades.

Mortina
Mortina e amigos (Imagem: reprodução/Companhia das Letrinhas)

Mortina: uma história que vai fazer você morrer… de rir!” é o primeiro livro escrito e ilustrado por Barbara Cantini e é o volume um de uma trilogia de grande sucesso mundial. Até o momento, o livro já foi traduzido para mais de 21 idiomas e não deve parar por aí. Formada em cinema e animação, trabalhou por vários anos na área, até ganhar em 2011 o “Città del Sole”, prêmio de ilustrador do ano, o que impulsionou sua carreira e permitiu que se especializasse em ilustração infantil. Natural de Florença, vive uma vida animada com seu marido, duas filhas, quatro gatos e um corajoso hamster.

Mortina
Mortina (Imagem: reprodução/Companhia das Letrinhas)

MortinaMortina

Barbara Cantini

52 páginas

Companhia das Letrinhas

Se interessou pelo livro? Compre aqui!

A Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link acima, ganhamos uma pequena comissão e você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho!


Edição realizada por Gabriela Prado.

Escrito por:

28 Textos

Designer, ilustradora, professora, gateira, leitora compulsiva de quadrinhos, louca dos projetos pessoais – quando sobra tempo, dorme.
Veja todos os textos
Follow Me :