Sintonia: Primeiras Impressões da nova série brasileira da Netflix

Sintonia: Primeiras Impressões da nova série brasileira da Netflix

A nova série brasileira da Netflix estreia dia 9 de agosto de 2019. “Sintonia” acompanha a vida de três jovens de uma favela de São Paulo: Doni (MC Jottapê), Rita (Bruna Mascarenhas) e Nando (Christian Malheiros), que buscam seus sonhos em meio aos desafios que a vida lhes impõe.

A trama investiga os efeitos que três grandes instituições exercem sobre os protagonistas: a igreja, a música e o mundo do crime. Cada um segue caminhos bastante diferentes à medida que tem que amadurecer rápido com a chegada da idade adulta. Ao contrário de jovens mais privilegiados, eles estão acostumados a desde cedo ter de assumir diversas responsabilidades, principalmente relacionadas ao sustento financeiro. É interessante que a narrativa de “Sintonia” também explora as diferenças de privilégio entre os próprios três protagonistas, mostrando como uma família estruturada faz diferença no apoio que um deles recebe.

Dirigida por KondZilla e Johnny Araújo, que possuem grande experiência com videoclipes, “Sintonia” chama atenção pelo visual estilizado e montagem rápida, enfatizando a cultura das periferias paulistanas. Esse estilo também aparece na narrativa, que alia muito bem um senso de realismo com um efeito de “rima” no arco dos personagens (todos eles vivem o auge de seus sonhos ao mesmo tempo em montagem paralela, por exemplo, o que gera um efeito visual e narrativo muito interessante).

Sintonia

>> Por que “Black Sails” é uma das séries mais importantes dos últimos anos?
>> O Escolhido: primeiras impressões da nova série de suspense da Netflix
>>  Crônicas de São Francisco: identidade, diversidade e amor

Mas o ponto mais alto de “Sintonia” é o seu elenco. Tanto os atores principais quanto diversos coadjuvantes estão muito bem, com destaque para Christian Malheiros no papel de Nando, que consegue exprimir os diversos conflitos de seu personagem apenas com o olhar. A história pregressa (ou backstory) dos personagens não é muito explorada, mas mesmo assim conseguimos ter um bom senso de como a amizade dos três jovens evoluiu e o que os mantém unidos até hoje, ajudando uns aos outros nos momentos de necessidade e celebrando as alegrias.

“Sintonia” é uma ótima adição ao crescente catálogo de obras brasileiras na Netflix, e se destaca por retratar as realidades das periferias paulistanas, pouco representadas no meio ficcional. A trama é fácil de acompanhar, mas sem esconder a complexidade de seus personagens, e os desafios pelos quais eles tem de passar. Vamos torcer pelo sucesso e por novas temporadas!

Confira o trailer de “Sintonia”:


Edição realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

88 Textos

Cineasta, musicista e apaixonada por astronomia. Formada em Audiovisual, faz de tudo um pouco no cinema, mas sua paixão é direção de atores.
Veja todos os textos
Follow Me :