Silvia Federici lança seu novo livro em São Paulo nesta terça-feira (24)

Silvia Federici lança seu novo livro em São Paulo nesta terça-feira (24)

A escritora feminista Silvia Federici estará presente nesta terça-feira (24) no Memorial da América Latina, no Auditório Símon Bolívar, para o lançamento de seu novo livro “O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista”. Juntamente com Silvia, estarão presentes as militantes brasileiras Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani para um debate. A entrada é gratuita e sujeita à lotação de pessoas.

Seu livro mais conhecido “Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva” (confira a resenha do livro aqui) teve mais de 20 mil cópias vendidas e traz sua pesquisa em relação à caça às bruxas que ocorreu no começo da Era Moderna e por que o surgimento do capitalismo coincide com essa guerra contra as mulheres. De acordo com Silvia “a caça às bruxas buscou destruir o controle que as mulheres haviam exercido sobre sua própria função reprodutiva, e preparou o terreno para o desenvolvimento de um regime patriarcal mais opressor”.

Em sua nova obra, Silvia Federici “reconstrói os caminhos do feminismo anticapitalista e anticolonialista — e sua própria trajetória como intelectual engajada —, desde os primeiros anos das mobilizações por salários para o trabalho doméstico, na década de 1970, até a batalha pelos “comuns”, reabilitada pelos movimentos sociais na virada do século”. Confira a sinopse completa e depoimento da autora sobre o livro aqui.

O ponto zero da revolução, Silvia Federici
Capa do livro “O ponto zero da revolução”. Foto: Editora Elefante/Divulgação

Ambos livros da historiadora foram publicados pela Editora Elefante e traduzidos pelo grupo de mulheres Coletivo Sycorax, que também serão responsáveis pelo seu próximo lançamento “Re-enchanting the World: Feminism and the Politics of the Commons” (Reencantar o mundo: feminismo e a política dos comuns) previsto para 2020.

Leia também:
>> Mulheres nos Quadrinhos: Adriana Melo
>> O Diário de Nisha: partição da Índia e a resistência de uma menina refugiada
>> “A Fazenda Africana” e o perigo da narrativa única

No encontro de terça-feira (24), Silvia debaterá sobre suas ideias em relação história e a atualidade das mulheres com a youtuber e escritora Sabrina Fernandes (Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira), a doutora em história pela Universidade de Campinas, Mariléa de Almeida, e Jera Guarani, liderança indígena guarani mbya de São Paulo. O debate começa às 9h com tradução simultânea e a editora estará comercializando seus livros com desconto durante o evento.

Escrito por:

24 Textos

Estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, FRIENDS e mais ainda pelo poder feminino, e que acredita muito no impacto positivo que a leitura tem sobre as pessoas.
Veja todos os textos
Follow Me :