Mulheres na Comédia: Ellen DeGeneres

Mulheres na Comédia: Ellen DeGeneres

Ellen DeGeneres é uma das mais populares comediantes da atualidade. Sua carreira deslanchou nas últimas décadas através da dublagem de Dory de “Procurando Nemo”, uma das personagens mais querida dos desenhos animado, e do seu talk show The Ellen DeGeneres Show. Além de apresentadora, ela também é atriz, escritora e produtora. Em 2019, seu patrimônio líquido foi estimado em $450 milhões. Mas nem sempre a indústria foi tão generosa assim com DeGeneres.

Por trás do sucesso e riqueza agora admirado por milhões de pessoas no mundo inteiro, existe uma trajetória de enfrentamento inspiradora. Nascida em Metairie, Louisiana, um subúrbio de Nova Orleans, Ellen é filha de Betty DeGeneres e Elliott Everett DeGeneres. Quando tinha dezesseis anos seus pais se divorciaram, e ela se mudou com sua mãe para Atlanta no Texas. A comediante lembra de usar a comédia para ajudar sua mãe a sair da depressão durante o período doloroso do divórcio.

Minha mãe estava passando por momentos realmente difíceis e eu podia ver quando ela estava realmente caindo no chão, e eu começava a tirar sarro dela dançando“, DeGeneres lembra. “Então ela começava a rir e eu zombava do seu rindo. Ela ria tanto que começava a chorar, e então eu zombava disso. Então eu a tirava da depressão.” Ellen viveu em Atlanta até o término do ensino médio, quando decidiu retornar a Louisiana para estudar comunicação na Universidade de Nova Orleans.

Leia também: 
>> Representação lésbica nos anos 90: categorização da mulher homossexual no audiovisual
>> “Procurando Dory”, homossexualidade e o amor
>> Phoebe Waller-Bridge: one woman show

Os primeiros anos de Ellen DeGeneres na comédia

A entrada no ramo da comédia não foi tão rápida para Ellen como se poderia imaginar. Ela não tinha inclinação para a educação tradicional e largou a universidade após um semestre. Depois disso, trabalhou em diversos empregos. Foi garçonete, secretária, pintora de casas e até vendeu aspiradores de pó de porta em porta. Seu talento foi descoberto numa situação constrangedora; quando precisou falar em público em um evento e acabou utilizando humor para conseguir superar o medo do palco. Sua performance foi um sucesso e lhe rendeu convites para fazer stand-up.

Ellen DeGeneres em seu stand-up durante os anos 90
Ellen em seu stand-up durante os anos 90. (Imagem: reprodução)

Ellen começou se apresentando em pequenos clubes e cafeterias até se tornar mestre de cerimônias no Clyde’s Comedy Club, em 1981, o único clube de comédia de Nova Orleans na época. Iniciou um tour pelos estados norte-americanos, e conquistou admiradores com seu timing cômico e sua esperteza. Em 1982, submeteu sua rotina a uma competição organizada pelo canal de TV Showtime e ganhou o título de “Pessoa Mais Engraçada da América”, o que lhe trouxe mais oportunidades na TV.

Sua grande estreia na televisão aconteceu em 1986. Recomendada pelo também comediante Jay Leno, ela foi convidada a performar em um dos maiores programas de TV da época: The Tonight Show Starring Johnny Carson. Ellen foi a única mulher comediante a ser convidada a sentar no famoso “sofá” de Carson. Posteriormente, conseguiu papéis em shows curtos como Open House e Laurie Hill, até finalmente emplacar seu próprio show “Ellen” em 1994.

Ellen “sai do armário” e faz história

Em 1997, a comediante fez história ao fazer sua personagem do seriado de sucesso se assumir como lésbica e se tornar a primeira protagonista gay de uma sitcom na história da televisão norte-americana. Enquanto isso, na vida real, Ellen também assumia sua sexualidade perante o mundo. Ela foi capa da revista Time que trazia em grandes letras vermelhas os dizeres: “Sim, Eu Sou Gay”.

Infelizmente, após Ellen e sua personagem se assumirem, a audiência do seriado começou a cair e patrocinadores começaram a se retirar, fazendo com o que o show fosse cancelado na temporada seguinte.

Capa da revista Time, onde Ellen fala abertamente sobre sua sexualidade. (Imagem: reprodução)

Recentemente, em entrevista a David Letterman, Ellen relembrou do momento com orgulho. “Chegou o ponto em que finalmente percebi que era mais importante parar de me odiar, de sentir vergonha de quem eu era e arriscar tudo. E quando eu fiz, eu senti que mesmo tendo perdido tudo por um tempo, eu pensei: ‘essa foi a decisão certa”.

Sobre perder tudo, Ellen afirma que após se assumir, ninguém lhe contratou ou trabalhou com ela. Durante três anos, amargou o ostracismo apenas por assumir algo sobre si mesma, que a maioria das pessoas já suspeitavam mas preferiam ignorar. No entanto, sua sorte começou a mudar nos anos 2000, quando as oportunidades voltaram a aparecer.

O abuso sexual

Também na entrevista com Letterman, Ellen pela primeira vez entrou em detalhes sobre o caso do abuso de abuso sexual que sofreu quando tinha dezesseis anos. Ela contou que seu ex-padrasto, se aproveitou da situação de sua mãe, então acometida de câncer de mama para assediá-la.

Quando sua mãe estava fora da cidade, ele a atacou, alegando que precisava sentir seus seios para verificar se havia algum caroço. “Ele me convenceu de que precisava sentir meus seios, e depois tentou fazê-lo novamente, e outra vez. Depois, outra vez, ele tentou arrombar minha porta e eu chutei a janela e corri porque sabia que ele queria algo mais”.

Na ocasião, Ellen não contou o episódio a sua mãe com medo de chateá-la, decisão pela qual ela se arrepende. “Eu nunca deveria tê-la protegido“, desabafou. “Eu deveria ter protegido a mim mesma, não contei a ela por alguns anos e quando contei, ela não acreditou em mim e ficou com ele por mais 18 anos“. A apresentadora afirmou esperar que o relato da sua experiência possa ajudar outras garotas que passaram ou passam por situações similares ao redor do mundo.

Ellen DeGeneres e Barack Obama
Barack Obama condecora Ellen com Medalha da Liberdade. (Fotografia: Nicholas Kamm/reprodução)

Novamente, Ellen DeGeneres utilizou de sua posição privilegiada para jogar luz sobre um assunto inconveniente para a sociedade, sendo que poucos artistas com um alcance de público possui audácia para tomar atitudes que incomodam, mas repercutem positivamente na sociedade a longo prazo.

Em 2016, Ellen foi condecorada com a Medalha da Liberdade, maior prêmio de honra civil dos Estados Unidos, pelo então presidente Barack Obama. Obama confessou ficar emocionado durante a cerimônia e elogiou a coragem de Ellen cujo ato não apenas ajudou a comunidade LGBTQ+, mas contribuiu para empurrar os EUA em direção da justiça.


Edição realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

3 Textos

Bibliotecária, tão fã de filmes quanto dos dramas dos bastidores. Comédias românticas são seu ponto fraco, mas dá chance para filmes de quaisquer gêneros.
Veja todos os textos
Follow Me :